População de Águeda desafiada a integrar projeto de pintura corporal
Porto Canal/Agências
A Câmara Municipal de Águeda está a lançar um desafio à comunidade para integrar um projeto internacional de pintura corporal que culminará com uma performance, divulgou esta quinta-feira a autarquia do distrito de Aveiro.
O convite é feito através do AgitLab, programa de residências artísticas do Município, e culminará numa performance no AgitÁgueda – Art Festival 2025.
A iniciativa procura que a comunidade partilhe histórias e vivências de Águeda, e que os participantes se candidatem como modelos e bailarinos para a performance.
O projeto, concebido pela bicampeã mundial de ‘bodypainting’ Vilija Vitkute e pela coreógrafa Małgorzata Suś, baseia-se em narrativas reais da população para criar uma performance única.
“Estamos à procura de modelos com interesse em ‘bodypainting’, dispostos a participar numa criação colaborativa e, simultaneamente, o município convida a comunidade a relatar as suas memórias sobre Águeda”, explicou o vice-presidente da Câmara, Edson Santos, citado numa nota de imprensa sobre o evento.
As histórias, que podem ser sobre lugares, tradições ou experiências marcantes, devem ser enviadas até 15 de junho para agitlab@cm-agueda.pt, por escrito, áudio ou vídeo, adianta a mesma nota.
Com base nessas narrativas, as artistas criarão o espetáculo visual "Onde os mundos se encontram".
Para a performance, que será apresentada a 05 e 06 de julho, procuram-se pessoas maiores de 18 anos, residentes em Águeda ou arredores, “sendo desejável que tenham experiência em movimento e se sintam confortáveis com a exposição do corpo”.
“As candidaturas para modelos e bailarinos devem ser enviadas até 15 de junho para agitlab@cm-agueda.pt, e os ensaios decorrem de 27 de junho a 06 de julho, no Parque Municipal de Alta Vila”, explica a nota.
