Viana do Castelo renova com 731 mil euros frota dos Sapadores e Proteção Civil

Viana do Castelo renova com 731 mil euros frota dos Sapadores e Proteção Civil
Foto: CM Viana do Castelo
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai renovar a frota dos Bombeiros Sapadores e do Serviço Municipal de Proteção Civil com três veículos, num investimento total de 731.798 euros, financiado por fundos comunitários.

Contactada pela agência Lusa, a propósito de uma nota enviada esta quinta-feira às redações, fonte autárquica explicou que o município viu aprovada uma candidatura ao programa Norte 2030 que assegura uma comparticipação de mais 496 mil euros na aquisição dos veículos.

A mesma fonte revelou que vão ser iniciados os procedimentos concursais para a compra das viaturas.

Na nota, a autarquia explica que, “no âmbito da operação Prevenção de Riscos - Viana do Castelo, vai ser adquirido um novo Veículo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI) para substituir uma viatura que entrou ao serviço da Companhia de Bombeiros Sapadores há mais de 20 anos e que apresenta graves deficiências mecânicas e estruturais, com grandes períodos de inoperacionalidade e limitações no que à sua segurança diz respeito”.

A aquisição do VFCI representa “um custo total elegível de 260.000 euros e um custo não elegível de 15.600 euros”.

“Será ainda adquirido, também para os bombeiros sapadores, um novo trator de rastos para substituir o que entrou ao serviço em 1988, apresentando hoje um total de mais de 40.000 horas de trabalho, realizados na sua principal função que é a criação de infraestruturas preventivas como seja a rede viária florestal, e que apresenta um enorme desgaste com grandes períodos de inoperacionalidade”, refere a nota.

O trator de rastos tem “um custo total elegível de 315.000 euros e um custo não elegível de 72.450 euros”.

A “autarquia pretende ainda efetuar a aquisição de um veículo Classe L, Categoria 2, uma vez que o Serviço Municipal de Proteção Civil de Viana do Castelo não possui nenhum desta tipologia que é determinante na execução de grande parte das competências e valências previstas na lei”.

A aquisição daquela viatura representa “um custo total elegível de 8.677 euros, um custo elegível não comparticipado no montante de 47.215 euros e um custo não elegível de 12.855 euros, correspondente ao valor do IVA”.

“A implementação desta operação aumentará fortemente a proteção das populações e dos espaços florestais contra os incêndios rurais, através do aumento da capacidade da resposta operacional da Companhia de Bombeiros Sapadores, na criação de infraestruturas preventivas como seja a rede viária florestal, decisiva na preparação do território tornando-o o mais robusto e resiliente, e do reforço das competências e valências previstas na lei em relação ao Serviço Municipal de Proteção Civil de Viana do Castelo”, sublinha a autarquia.

+ notícias: Norte

Queda de neve vai colocar Porto e Norte sob aviso vermelho

Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Vários concelhos do Norte fecham escolas devido à queda de neve

As escolas de vários concelhos dos distritos de Vila Real, Braga e Viseu vão estar fechadas na sexta-feira, devido ao aviso vermelho para a queda de neve, segundo fontes das autarquias. Além destes também os distritos do Porto e Viana do Castelo vão estar sob aviso vermelho a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.