Teatro e Sete Casas de Matosinhos em vias de classificação como Interesse Municipal
Porto Canal/Agências
O Teatro Constantino Nery, as Sete Casas de Brito Capelo e a Estação de Passageiros no Porto de Leixões, em Matosinhos, estão em vias de classificação como Monumento de Interesse Municipal, segundo publicação esta quarta-feira em Diário da República (DR).
Os interessados poderão apresentar sugestões ou informações no prazo de 30 dias, refere o anúncio do DR.
O Teatro Constantino Nery, datado de 1905 e que se situa no coração de Matosinhos, possui um 'foyer´ que funciona como espaço expositivo, uma sala de ensaios, um café concerto e um auditório com 228 lugares.
Este espaço, que fechou ao público no final da década de 1980, foi adquirido pela autarquia em 2000 que, após a realização de obras, o reabriu em 15 de novembro de 2008.
As Sete Casas de Brito Capelo , cuja construção começou em 1913, situa-se na Rua Brito Capelo, uma das principais ruas comerciais de Matosinhos, no distrito do Porto.
O conjunto destas setes casas, que reproduz um modelo de casa burguesa de gosto eclético, desenvolvem-se em três pisos.
A Estação de Passageiros no Porto de Leixões é um edifício construído em 1955 e da autoria do arquiteto Francisco Figueiredo (Tito Figueiredo) com a colaboração do arquiteto Fernando Távora, segundo informação da autarquia, liderada pela socialista Luísa Salgueiro.
Este equipamento, inaugurado em 1961, é de madeira, ocupa uma área de cerca de 840 metros quadrados e assemelha-se a um casco de navio, explica a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) na sua página oficial de Internet.
A classificação como Monumento de Interesse Municipal confere aos edifícios uma série de benefícios, nomeadamente proteção contra demolição ou alteração, acesso a fundos públicos para restauro e conservação e isenção de IMI ou IMT.
