Porto, Lisboa, Guimarães e Matosinhos líderes mundiais em ação climática em 2024

Porto, Lisboa, Guimarães e Matosinhos líderes mundiais em ação climática em 2024
| País
Porto Canal/ Agências

Porto, Lisboa, Guimarães e Matosinhos foram reconhecidos como líderes mundiais em ação climática e transparência ambiental em 2024, entre 48 cidades europeias nomeadas pelo CDP, a organização que gere o sistema mundial de divulgação ambiental, foi divulgado esta segunda-feira.

De uma lista de 112 a nível mundial com melhores classificações em liderança e transparência ambiental, as 48 cidades europeias da Lista A 2024 - da qual constam Lisboa e Porto e os municípios de Guimarães e de Matosinhos - são o maior número de qualquer região a nível mundial, representa do 43% do total, refere a organização em comunicado.

Em 2024 há 48 cidades europeias nomeadas, de 11 países, como Portugal, França, Itália, Espanha, Dinamarca, Alemanha e Reino Unido, incluindo pela primeira vez a lista cinco novos líderes na Europa: Matosinhos (Portugal), Fredensborg (Dinamarca), Roterdão (Holanda), Glasgow e South Gloucestershire (Reino Unido).

As 48 cidades europeias representam uma diversidade de centros urbanos, desde municípios pequenos a capitais, entre as quais Paris (França), Porto (Portugal), Florença (Itália), Heidelberg (Alemanha), Malmö (Suécia) e Glasglow (Reino Unido).

A lista é da responsabilidade da “Disclosure Insight Action” (ou “Carbon Disclosure Project - CDP), organização sem fins lucrativos que gere o sistema mundial de divulgação ambiental para empresas, cidades, estados e regiões.

"As cidades, estados e regiões da Lista A de 2024 do CDP estão a estabelecer a referência global em liderança ambiental", afirmou em comunicado a diretora-geral do CDP para Cidades, Estados e Regiões, Hanah Paik.

Como fundadores de relatórios ambientais, a CDP defende a transparência e o poder dos dados para impulsionar mudanças, em parceria com líderes de empresas, capital, políticas e ciência, trazendo à tona informações para viabilizar decisões positivas para o planeta.

+ notícias: País

Portugal está entre os piores da Europa na redução das mortes nas estradas

Portugal está entre os países europeus com pior desempenho na redução da mortalidade rodoviária, que praticamente estagnou na última década, segundo o Conselho Europeu de Segurança dos Transportes (ETSC).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.