Vereador da Cultura de Guimarães suspende mandato para ser deputado

Vereador da Cultura de Guimarães suspende mandato para ser deputado
DR
| Política
Porto Canal/Agências

O vereador com o pelouro da Cultura na Câmara de Guimarães, Paulo Lopes Silva, suspendeu o mandato para assumir o cargo de deputado na Assembleia da República, para o qual foi eleito nas eleições legislativas de 18 de maio.

A proposta de suspensão do mandato autárquico foi esta segunda-feira aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo municipal.

O autarca, eleito nas listas do PS, toma posse como deputado na terça-feira, dia da primeira reunião da Assembleia da República.

O vereador da Cultura de Guimarães justifica a saída do executivo por “entender que o exercício pleno de funções autárquicas necessita de exclusividade e atenção única”.

“Só tomando esta opção sinto estar a cumprir com o compromisso para com os eleitores, por respeito aos vimaranenses, especialmente pelo facto de o senhor presidente de câmara me ter delegado, a 21 de outubro de 2021, um conjunto alargado de competências que, uma vez tomada posse na Assembleia da República, não serei capaz de continuar a exercer com o zelo e dedicação com que procurei fazê-lo ao longo destes quatro anos”, lê-se na proposta.

Paulo Lopes Silva agradeceu a confiança depositada em si e os últimos quatro anos em que exerceu a função de vereador.

“Em primeiro lugar aos vimaranenses, que me confiaram este mandato e, em segundo lugar, ao senhor presidente, que me cometeu as competências que exerci até à data, depois de me ter convidado para a sua equipa”, sublinha o autarca.

Paulo Lopes Silva deixou ainda uma palavra aos vereadores eleitos, aos funcionários da Câmara de Guimarães, aos colaboradores e dirigentes de empresas municipais e cooperativas, “especialmente” à Oficina – cooperativa cultural vimaranense, à qual presidiu durante este mandato.

O atual chefe de gabinete do presidente do município, Domingos Bragança (PS), é o elemento que consta imediatamente a seguir nas listas do PS das últimas eleições autárquicas.

+ notícias: Política

Primeiro ministro e candidatos às presidenciais e autárquicas juntos no São João do Porto

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, participou ontem nos festejos do São João do Porto, liderando uma 'comitiva' que incluiu dois candidatos presidenciais e vários concorrentes à segunda maior autarquia do país.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".