PSD, CDS-PP e IL avançam coligados às autárquicas em Santo Tirso

PSD, CDS-PP e IL avançam coligados às autárquicas em Santo Tirso
Foto: CM Santo Tirso
| Política
Porto Canal/Agências

O candidato do PSD à Câmara de Santo Tirso, Ricardo Pereira, confirmou esta segunda-feira a coligação com o CDS-PP e a Iniciativa Liberal (IL) para as eleições autárquicas deste ano, visando criar uma nova dinâmica para o concelho.

“É uma frente alargada, não só com os partidos políticos, neste caso com a Iniciativa Liberal e com o CDS (habitual parceiro de coligação no município), mas também com independentes”, afirmou o candidato à Lusa, que “valorizou” o facto de a IL concorrer pela primeira vez à autarquia do distrito do Porto em coligação com o PSD.

Segundo Ricardo Pereira, que encabeça a lista da coligação Juntos por Santo Tirso, “com uma frente alargada, abrangendo mais partidos, com uma coligação robusta, a ideia é ganhar a Câmara Municipal e conseguir também trazer uma nova dinâmica para o concelho”.

A candidatura oficial foi apresentada no sábado, em Santo Tirso, e a assinatura do acordo para a coligação irá acontecer em 10 de junho, adiantou à Lusa o candidato, que já em janeiro tinha referido a possível criação de uma coligação.

Sobre a coligação, acrescentou, é “um casamento perfeito”, argumentando que “não houve, propriamente, uma cedência em alguma medida que fosse difícil de executar”.

O atual executivo municipal é constituído por sete elementos do PS e dois da coligação PSD/CDS-PP, que obteve 6.612 votos nas eleições de 2021 e que se traduziu em 18,63% do escrutínio.

As eleições autárquicas deverão decorrer entre setembro e outubro deste ano.

Além de Ricardo Pereira, pela coligação PSD/CDS-PP/IL, são já conhecidas as candidaturas de Alberto Costa (presidente da câmara) pelo PS, António Soares pelo Bloco de Esquerda e de Tiago da Silva Matos pelo Chega.

+ notícias: Política

Primeiro ministro e candidatos às presidenciais e autárquicas juntos no São João do Porto

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, participou ontem nos festejos do São João do Porto, liderando uma 'comitiva' que incluiu dois candidatos presidenciais e vários concorrentes à segunda maior autarquia do país.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".