ULS Cova da Beira cria primeiro Centro de Hospitalização Domiciliária do país

ULS Cova da Beira cria primeiro Centro de Hospitalização Domiciliária do país
DR
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira formalizou, na quarta-feira, a criação do primeiro Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Hospitalização Domiciliária do país.

“Com a formalização como Centro de Responsabilidade Integrado, a hospitalização domiciliária ganha uma estrutura própria de gestão clínica, operacional e financeira, com autonomia e metas orientadas para a qualidade, eficiência e sustentabilidade”, sublinhou a ULS da Cova da Beira, em nota enviada à agência Lusa.

A estrutura promove a prestação de cuidados hospitalares diferenciados no domicílio, “com elevados padrões de qualidade, segurança e humanização”, afiançou a ULS, em comunicado.

Segundo a ULS da Cova da Beira, que abrange os hospitais da Covilhã e Fundão, e as unidades de cuidados de saúde primários da Covilhã, Fundão e Belmonte, no distrito de Castelo Branco, o CRI de Hospitalização Domiciliária traduz-se numa abordagem moderna e diferenciadora, alinhada com as melhores práticas nacionais e internacionais.

A hospitalização domiciliária representa “uma alternativa segura, eficaz e humanizada ao internamento convencional”, permitindo que doentes que cumpram critérios clínicos, sociais e geográficos bem definidos possam receber cuidados hospitalares no seu domicílio, acompanhados por equipas multidisciplinares especializadas.

O primeiro CRI de Hospitalização Domiciliária a ser oficialmente criado em Portugal recebeu o nome Delfim Rodrigues, em homenagem ao Coordenador do Programa Nacional de Hospitalização Domiciliária, que morreu recentemente.

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.