Miranda do Douro passa a dispor de Carta de Inovação como documento estratégico
Porto Canal/ Agências
O município de Miranda do Douro passa a dispor de uma Carta de Inovação tida como uma documento estratégico que ambiciona transformar o território num modelo de desenvolvimento sustentável, inclusivo e inovador, foi divulgado esta quarta-feira.
Alicerçada na história, cultura e recursos endógenos, esta carta “formaliza o compromisso que surge de uma parceria entre o município e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), numa união de esforços para projetar um futuro resiliente e competitivo para as Terras de Miranda”, explica o vice-presidente da câmara, Nuno Rodrigues.
“As ações descritas na carta de Inovação do município de Miranda do Douro, previstas para um horizonte de cinco anos (até 2030), pretendem mobilizar recursos para implementar soluções tecnológicas e sustentáveis, promovendo a coesão social e a valorização do património com vista a transformar o concelho de Miranda do Douro numa referência nacional e europeia em inovação sustentável e inclusiva, equilibrando tradição e modernidade”, disse.
Esta parceria entre o IPB e o município de Miranda Douro, em conjunto com outras entidades locais, pretende assumir o compromisso de promoção de um desenvolvimento sustentável, inclusivo e inovador, em sintonia com as necessidades locais e as tendências globais.
Em simultâneo com os objetivos desta Carta de Inovação, decorre pela primeira vez uma ação de Empreendedorismo Agropecuário, no âmbito do projeto Inovação Social CeVIR: Centro de Valorização e Inovação Rural – Um espaço intergeracional para a inclusão e sustentabilidade social e agropecuária.
“Esta é uma iniciativa inovadora e ambiciosa a ser implementada por um consórcio composto pela Associação dos Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, Associação Nacional Criadores de Ovinos de Raça Churra Galega Mirandesa e a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, com o apoio do Município de Miranda do Douro”, indiciou Nuno Rodrigues.
A semana de Empreendedorismo Agropecuário, dinamizada com um grupo de estudantes estrangeiros, no âmbito do Programa Erasmus +, dinamizado pelo IPB, vem iniciar um ciclo de atividades previstas no Projeto CeVir e de ações previstas na Carta de Inovação.
Durante esta iniciativa, a formação incide sobre as temáticas da gestão, inovação e empreendedorismo no setor de produção e transformação da lã, nomeadamente gestão financeira, inovação, modelos de negócio, acesso a mercados, sustentabilidade e novos produtos.
