Aberto concurso para presidente e vogais do instituto das drogas

Aberto concurso para presidente e vogais do instituto das drogas
Sala de Consumo Assistido no Porto Foto: Miguel Nogueira | Porto.
| País
Porto Canal/Agências

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) abriu o concurso para os cargos de presidente e vogais do conselho diretivo do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências.

Segundo portaria publicada terça-feira em Diário da República, o procedimento concursal estará aberto durante dez dias.

Além do cargo para presidente do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), a CReSAP abriu dois processos para os cargos de dois vogais nas áreas financeira e ciências.

O cargo de presidente do ICAD é atualmente ocupado pelo médico João Goulão, de 71 anos, que está de saída por reforma.

João Goulão foi designado em regime de substituição para a presidência do conselho diretivo do ICAD em 14 de dezembro de 2023, depois de ter assumido, desde 2012, o cargo de diretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

O ICAD sucedeu nas atribuições e competências ao SICAD, que se extinguiu.

Desde 1997 que João Goulão tem liderado todos os organismos nacionais criados para a prevenção e tratamento da toxicodependência e outras adições, tendo sido também o primeiro português a liderar o Observatório Europeu da Droga, em 2010.

Na dependência do Ministério da Saúde, o ICAD tem por missão prevenir e reduzir os comportamentos aditivos e as dependências, assegurar o tratamento, a redução de riscos e a minimização de danos e a reinserção social, bem como fomentar a capacitação e formação diferenciada, a investigação e a inovação nesses domínios.

+ notícias: País

Mulheres com cancros diagnosticados em 2018 sobreviveram mais do que homens

As mulheres com cancros diagnosticados em 2018 sobreviveram mais do que os homens, indica um relatório que será divulgado esta quinta-feira pelo Registo Oncológico Nacional (RON).

Onze mortos e mais de 2.800 acidentes durante a campanha "Viajar sem pressa"

Onze pessoas morreram e 67 sofreram ferimentos graves em 2.891 acidentes registados pela PSP e Guarda Nacional Republicana (GNR) durante a campanha “Viajar sem pressa”, que decorreu entre os dias 4 e 11 de junho.

Aeroporto do Porto recebe cerca de 4,7 milhões de passageiros nos primeiros quatro meses do ano

O número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 4,2% nos primeiros quatro meses do ano, para 20,5 milhões. O aeroporto do Porto concentrou 23% do total de passageiros movimentados, cerca de 4,7 milhões.