Acesso ao Porto de Leixões cortado devido a derrame de ácido clorídico já foi reaberto

Acesso ao Porto de Leixões cortado devido a derrame de ácido clorídico já foi reaberto
Foto: Porto Canal
| Norte
Porto Canal / Agências

O acesso ao porto de Leixões a partir da Autoestrada 28 (A28), que esteve cortado por precaução devido ao derrame de bidões com ácido clorídrico, já foi reaberto, disse esta quarta-feira à Lusa a Proteção Civil.

“Neste momento, a fuga já se encontra contida e a trasfega já foi efetuada, aguardamos a chegada de um camião de areia para cobrir o líquido derramado”, disse fonte do Comando Sub-regional da Área Metropolitana do Porto, pelas 08h30.

O derrame aconteceu quando bidões de mil litros deste químico caíram de um veículo pesado, disse a mesma fonte.

O alerta para este acidente foi dado às 23h46 de terça-feira. Face à libertação de gases e uma vez que os bombeiros não tinham a certeza sobre o conteúdo do bidões, foi imposto por precaução um perímetro com uma extensão de 150 metros, acrescentou a mesma fonte.

Pelas 08h30, ainda estavam no local 21 operacionais e oito veículos dos bombeiros voluntários de Leixões, GNR, PSP, além de uma equipa de matérias perigosas dos Bombeiros Sapadores do Porto.

+ notícias: Norte

ONG pedem à Comissão Europeia para reavaliar apoio à mina do Barroso

Três organizações não-governamentais (ONG) pedem à Comissão Europeia que reavalie a decisão de classificar a mina de lítio a céu aberto, em Boticas, como projeto estratégico, considerando que “não avaliou corretamente” os riscos ambientais e sociais.

Pai de jovem autista em greve de fome por falta de respostas inclusivas em Braga

O pai de um jovem com autismo entrou esta quinta-feira em greve de fome frente à Segurança Social de Braga, em protesto contra a falta de uma resposta de integração do filho num Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

Matosinhos aprova nova estratégia de saúde municipal com mais aposta na prevenção

A Câmara de Matosinhos, do distrito do Porto, aprovou esta quinta-feira a Estratégia Municipal de Saúde 2025-2030, um plano que aposta na prevenção e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, envolvendo áreas como educação, ambiente ou ação social.