Derrame de ácido clorídrico no porto de Leixões "totalmente controlado", afirma APDL

Derrame de ácido clorídrico no porto de Leixões "totalmente controlado", afirma APDL
Foto: Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) garantiu esta quarta-feira que o derrame de ácido clorídrico no terminal ferroviário de mercadorias de Leixões encontra-se “totalmente controlado”.

O derrame de ácido clorídrico resultante de um contentor parqueado no Terminal Ferroviário de Mercadorias de Leixões, em Matosinhos, distrito do Porto, ocorreu às 23h45 de terça-feira.

De acordo com a APDL, a ocorrência foi “prontamente sinalizada e objeto de uma intervenção imediata” por parte das autoridades competentes, com o apoio das equipas de emergência.

“A situação encontra-se, neste momento, totalmente controlada, tendo a fuga sido contida de forma eficaz, sem registo de impactos significativos”, sublinhou.

Os acessos ao porto de Leixões, através da A28, encerrados como medida de precaução, foram reabertos pelas 08h00, encontrando-se a funcionar com normalidade.

A APDL refere ainda que "continuará a acompanhar a situação em articulação com as entidades responsáveis" e reitera "o seu compromisso com a segurança e a proteção ambiental".

+ notícias: Norte

ONG pedem à Comissão Europeia para reavaliar apoio à mina do Barroso

Três organizações não-governamentais (ONG) pedem à Comissão Europeia que reavalie a decisão de classificar a mina de lítio a céu aberto, em Boticas, como projeto estratégico, considerando que “não avaliou corretamente” os riscos ambientais e sociais.

Pai de jovem autista em greve de fome por falta de respostas inclusivas em Braga

O pai de um jovem com autismo entrou esta quinta-feira em greve de fome frente à Segurança Social de Braga, em protesto contra a falta de uma resposta de integração do filho num Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).

Matosinhos aprova nova estratégia de saúde municipal com mais aposta na prevenção

A Câmara de Matosinhos, do distrito do Porto, aprovou esta quinta-feira a Estratégia Municipal de Saúde 2025-2030, um plano que aposta na prevenção e na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, envolvendo áreas como educação, ambiente ou ação social.