Teatros São João e Carlos Alberto no Porto modernizam equipamentos técnicos

Teatros São João e Carlos Alberto no Porto modernizam equipamentos técnicos
| Porto
Porto Canal/ Agências

O Teatro Nacional São João (TNSJ) e o Teatro Carlos Alberto (TeCA), ambos no Porto, vão modernizar os equipamentos técnicos, num investimento de 314 mil euros, revelou esta segunda-feira em comunicado a administração daqueles equipamentos culturais.

O programa operacional regional NORTE 2030 aprovou duas candidaturas do TNSJ para a “modernização dos parques técnicos do Teatro São João e do Teatro Carlos Alberto, e reforço das condições de acessibilidade”, assinala a nota de imprensa.

Ambas as operações são cofinanciadas pela União Europeia, com cerca de 188 mil euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e envolvem um investimento total elegível de 314 mil euros, acrescenta a administração, que prevê a conclusão das obras no final de julho.

Fruto da aquisição destes equipamentos haverá uma diminuição do consumo energético em ambos os teatros, e a capacitação técnica do São João e do TeCA melhora as condições de acessibilidade aos espetáculos, enriquecendo a oferta cultural da região Norte, particularmente para os públicos com necessidade especiais, acrescenta o comunicado.

No Teatro Carlos Alberto, onde será realizado um investimento aproximado de 164 mil euros, com uma contribuição do FEDER de cerca de 98 mil euros, a intervenção consistirá, sobretudo, no reforço do equipamento de palco.

Com este investimento, será dada resposta a necessidades ao nível da iluminação cénica, vídeo, som, direção e maquinaria de cena, com a aquisição de projetores robotizados de tecnologia LED, um sistema de radiofrequência e microfones ‘wireless’, uma mesa do som móvel, uma mesa de mistura, um vídeoprojector laser LED, calhas técnicas, um sistema de intercomunicação móvel e um sistema de audioguias, descreve o documento.

No Teatro São João, será realizado um investimento de cerca de 150 mil euros, dos quais cerca de 90 mil serão financiados pelo FEDER, informa a administração.

Parte substancial da operação consiste na aquisição de projetores de tecnologia LED, canhões de recorte, consolas e monitores de controlo de iluminação, microfones ‘wireless’, colunas de áudio, na atualização do sistema de som, e na aquisição de um sistema de balanças digitais, de um 'software' de planeamento de gestão integrada e de dois painéis de legendagem, continua a nota de imprensa.

O comunicado refere ter sido “há mais de 20 anos, em 2003, que o Teatro Carlos Alberto beneficiou da renovação da sua caixa de palco e parque técnico, que se foram desatualizando face à evolução tecnológica e energética”, enquanto o Teatro São João “beneficiou recentemente de uma modernização técnica, em 2021, aquando das obras de reabilitação realizadas no contexto do centenário do edifício”.

+ notícias: Porto

Enfermeiros da ULS Santo António obrigados a aceitarem conduzir veículos de apoio domiciliário

Vários enfermeiros das equipas de cuidados continuados da Unidade Local de Saúde de Santo António denunciam pressões e coação para aceitarem conduzir os veículos de apoio domiciliário aos utentes.

O Conselho de Administração da unidade hospitalar nega qualquer tipo de assédio laboral, mas o Porto Canal teve acesso a e-mails onde é dito que aceitação da condução é obrigatória, algo que contraria o que está na lei.

Rui Moreira rejeita mais competências para a Polícia Municipal do Porto

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, voltou esta sexta-feira a rejeitar a necessidade de atribuir mais competências às polícias municipais e considerou que a “xerifização” do território “não é conveniente”.

Ex-autarca de Gondomar assume comando dos Bombeiros Voluntários da Areosa–Rio Tinto

O presidente da empresa Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) e ex-autarca de Gondomar, Marco Martins, vai assumir o comando dos Bombeiros Voluntários da Areosa–Rio Tinto em regime voluntário e sem remuneração, avançou esta sexta-feira o próprio à Lusa.