Gestão e prevenção de incêndios vai ter seis milhões de euros de apoios este ano

Gestão e prevenção de incêndios vai ter seis milhões de euros de apoios este ano
| País
Porto Canal/Agências

O programa “Floresta Ativa” vai disponibilizar 6 milhões de euros para a gestão e prevenção de incêndios florestais este ano, cujas candidaturas abrem a 2 de junho, anunciou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Segundo um comunicado do ICNF, o programa “Floresta Ativa” visa incentivar a gestão ativa dos espaços florestais, através de apoios não reembolsáveis que variam entre 650 euros por hectare, para candidaturas individuais, e 800 euros por hectare, no caso de candidaturas coletivas.

A medida, promovida pelo ICNF em parceria com a Agência para o Clima, através do Fundo Ambiental, dispõe na sua totalidade de 6 milhões de euros para o ano de 2025, estando 4 milhões disponíveis nesta primeira fase.

As candidaturas podem ser submetidas entre 2 de junho e 1 de agosto de 2025 e devem ser registadas no Sistema de Gestão de Candidaturas do ICNF.

Quanto às candidaturas coletivas, serão aprovadas com o objetivo de potenciar intervenções de maior escala e impacto no território.

De acordo com o ICNF, o programa “Floresta Ativa” funcionará como um instrumento para a valorização, resiliência e biodiversidade da floresta nacional, simplificando os processos de apoio à sua manutenção.

+ notícias: País

Mulheres com cancros diagnosticados em 2018 sobreviveram mais do que homens

As mulheres com cancros diagnosticados em 2018 sobreviveram mais do que os homens, indica um relatório que será divulgado esta quinta-feira pelo Registo Oncológico Nacional (RON).

Onze mortos e mais de 2.800 acidentes durante a campanha "Viajar sem pressa"

Onze pessoas morreram e 67 sofreram ferimentos graves em 2.891 acidentes registados pela PSP e Guarda Nacional Republicana (GNR) durante a campanha “Viajar sem pressa”, que decorreu entre os dias 4 e 11 de junho.

Aeroporto do Porto recebe cerca de 4,7 milhões de passageiros nos primeiros quatro meses do ano

O número de passageiros movimentados nos aeroportos nacionais aumentou 4,2% nos primeiros quatro meses do ano, para 20,5 milhões. O aeroporto do Porto concentrou 23% do total de passageiros movimentados, cerca de 4,7 milhões.