Peregrinação ao santuário termina esta terça-feira com consagração do pontificado do Papa à Virgem de Fátima

Peregrinação ao santuário termina esta terça-feira com consagração do pontificado do Papa à Virgem de Fátima
Foto: Santuário de Fátima
| País
Porto Canal/ Agências

A peregrinação de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima, presidida pelo cardeal brasileiro Jaime Spengler, termina esta terça-feira com a consagração do pontificado do Papa Leão XIV à Virgem de Fátima.

No final das celebrações, cabe ao bispo da Diocese de Leiria-Fátima e também presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, fazer a consagração.

Esta é primeira grande peregrinação do ano ao maior templo mariano do país, 108 anos depois dos acontecimentos na Cova da Iria.

Às 09:00, começa a recitação do terço, na Capelinha das Aparições, e, uma hora depois, a missa, com a bênção dos doentes e a procissão do adeus, no recinto.

O presidente da peregrinação é o arcebispo de Porto Alegre, também presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano.

Jaime Spengler foi criado cardeal pelo Papa Francisco, em dezembro de 2024, tendo participado no conclave que elegeu na quinta-feira o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost líder da Igreja Católica, com o nome Leão XIV.

Segundo dados do santuário, para as celebrações desta terça-feira inscreveram-se 173 grupos com 7.728 peregrinos, de mais de 30 países.

Na conferência de imprensa da peregrinação, na segunda-feira, o cardeal Jaime Spengler considerou que o mundo vive uma crise das democracias, assim como estão em crise as instituições de mediação internacional, como as Nações Unidas.

“Estamos a viver uma crise das democracias no mundo. Percebemos que as instituições de mediação internacional também estão em crise”, afirmou Jaime Spengler, referindo também a Organização dos Estados Americanos e a Nato.

Segundo o cardeal, é neste contexto que os católicos são chamados “a ser sal da terra, luz do mundo, fermento na massa” e “peregrinos de esperança”.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.