ULS de Braga cria consulta para prevenir complicações pós-cirurgias colorretais

ULS de Braga cria consulta para prevenir complicações pós-cirurgias colorretais
| Norte
Porto Canal/Agências

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga criou uma consulta de enfermagem de reabilitação pré-operatória que tem como objetivo principal prevenir complicações pós-operatórias como a incontinência fecal, hérnia paraestomal e intercorrências respiratórias, foi anunciado.

Em comunicado, a ULS refere que em causa está a consulta de enfermagem de reabilitação pré-operatória especializada em cirurgias colorretais e hepatobiliopancreáticas.

A cirurgia hepatobiliopancreática é uma especialidade da cirurgia do aparelho digestivo que trata doenças do fígado, vesícula biliar, vias biliares e pâncreas.

A consulta “prevê a implementação de um programa estruturado de reeducação funcional respiratória e do pavimento pélvico, promovendo a autonomia, a qualidade de vida e uma recuperação funcional mais rápida dos utentes”, acrescenta.

A consulta tem uma frequência de duas vezes por semana, e realiza-se em sessões individuais compostas por três encontros de 45 minutos.

A USL diz que garante “uma avaliação detalhada e personalizada, assim como a implementação eficaz das estratégias preventivas e terapêuticas necessárias”.

O modelo permite acompanhar cerca de seis utentes por dia.

Entre os benefícios esperados, a ULS destaca a redução “significativa” das complicações respiratórias e das hérnias paraestomais, bem como melhorias na qualidade de vida e na funcionalidade global dos utentes submetidos a cirurgias abdominais.

+ notícias: Norte

Cerca de 90 idosos retirados de lar encerrado por falta de condições em Matosinhos

Cerca de 90 idosos foram retirados de um lar em São Mamede de Infesta, concelho de Matosinhos, devido à falta de condições, adiantou à Lusa fonte dos bombeiros.

Falta de meios e de mão-de-obra dificulta limpeza na proteção da floresta

A falta de meios e de mão-de-obra está no topo das dificuldades para a limpeza dos terrenos no âmbito da proteção da floresta, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Condomínio condenado a pagar 450 mil euros pela morte de três alunos em Braga

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga fixou em 150 mil euros o valor da indemnização a pagar aos pais de cada um dos três estudantes da Universidade do Minho que morreram naquela cidade esmagados por um muro, em 2014.