Paredes de Coura reabilita escola centenária em memória de escritor e político

Paredes de Coura reabilita escola centenária em memória de escritor e político
Foto: CM Paredes de Coura
| Norte
Porto Canal / Agências

A Câmara de Paredes de Coura vai requalificar a antiga escola primária de Formariz, construída em 1907 e fechada há 18 anos para guardar a memória do escritor e político Narciso Alves da Cunha, natural da freguesia.

Contactado pela agência Lusa, a propósito da abertura do concurso público da empreitada, publicada no Dário da República (DR), o vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, referiu que o investimento de reabilitação da escola foi candidatado ao programa Norte 2030.

O anúncio publicado esta sexta-feira em DR refere que valor base da empreitada é de 312.865,96 euros e o prazo de execução de 365 dias.

O prazo para apresentação de propostas termina no dia 9 de junho, às 16h00.

Os concorrentes são obrigados a manter as propostas durante 120 dias, a contar daquela data.

O vice-presidente socialista destacou que Narciso Alves da Cunha, natural do lugar do Vale, na freguesia de Formariz, “é o autor da monografia Paredes de Coura no Alto Minho”, publicada em 1909, a mais completa do concelho, realizada até hoje”.

“É um elemento muito importante que agrega a identidade do concelho. Faz uma descrição do concelho, das mais completas que existem”, sublinhou Tiago Cunha.

Narciso Alves da Cunha nasceu em 5 de setembro de 1851 na freguesia de Formariz. Em 1911, foi eleito deputado para as Constituintes pelo círculo de Ponte de Lima e veio a pertencer ao Senado na Legislatura de 1911-1912.

Tiago Cunha adiantou que a requalificação da escola primária é um “projeto antigo” da autarquia para valorizar o antigo estabelecimento de ensino, “no fundo reconhecendo o papel importante que desempenhou no estímulo de criação do ensino público”.

A antiga escola primária, “que segue o modelo nacional para edifícios de instrução primária, projetado pelo arquiteto Arnaldo Redondo Laranjo Bermudes é composto por dois espaços, a sala de aulas, no piso térreo e, a casa do professor, com dois pisos”.

O “átrio e entrada são comuns aos dois espaços, sendo que nas traseiras existe um alpendre, coberto, destinado ao recreio e um logradouro”.

“É um dos exemplares mais bonitos desta época”, realçou Tiago Cunha.

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Ministra da Saúde recusa caos no SNS e garante que não desiste

A ministra da Saúde recusou, esta segunda-feira, que exista caos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), negou que se desvalorize o que corre “menos bem” e reafirmou que não vai desistir do cargo.

Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro realiza auditoria à unidade de saúde de Estarreja

A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro (ULS RA) vai realizar, a partir de terça-feira, uma auditoria interna à Unidade de Saúde de Cuidados Personalizados de Estarreja, revelou esta segunda-feira uma fonte municipal.