Escolha de novo Papa adia resposta da Santa Sé à Câmara do Porto sobre casas nas Eirinhas

Escolha de novo Papa adia resposta da Santa Sé à Câmara do Porto sobre casas nas Eirinhas
Imagem: Google maps
| Porto
Pedro Benjamim

O Núncio Apostólico já respondeu à missiva da Câmara do Porto sobre o caso da permuta de 15 casas nas Eirinhas, na freguesia do Bonfim. De acordo com a réplica, a que o Porto Canal teve acesso, D. Ivo Scapolo informa que “toda a documentação será enviada aos competentes Dicastérios da Cúria Romana”, por se tratar de uma “apelação à Santa Sé”.

No entanto, o tema só será analisado depois de escolhido o novo Papa, que nomeará os responsáveis dos vários Dicastérios da Cúria Romana, ou seja, o Governo da Igreja Católica.

De acordo com a resposta do representante da Santa Sé em Portugal, recebida pela autarquia na terça-feira, os Dicastérios competentes, “depois da nomeação do novo Pontífice, retomando novamente as suas atividades, estudarão a mencionada questão”.

A resposta da Nunciatura Apostólica em Portugal surge no seguimento de uma carta enviada pela autarquia para dar nota “de que a Igreja não se está a comportar como aquilo que é tradição na cidade do Porto”, afirmava Rui Moreira em reunião do Executivo a 23 de abril.

O Porto Canal contactou a Nunciatura Apostólica em Portugal, que não quis prestar comentários.

Em fevereiro foi tornado público que 15 casas nas Eirinhas, na freguesia do Bonfim, propriedade da Diocese do Porto, foram alvo de permuta, deixando os moradores a temerem serem despejados pelo novo senhorio, uma empresa de construção civil. O mesmo aconteceu com casas na zona de Miragaia, no Centro Histórico da Cidade.

+ notícias: Porto

Três polícias feridos durante perseguição a um veículo no Porto

Três polícias ficaram feridos, na quarta-feira, no Porto, depois de a viatura onde seguiam ter sido abalroada durante uma perseguição a um veículo roubado e cujo condutor não tinha carta e fugia às autoridades.

Avenida D. Carlos I no Porto cortada a partir das 19h00 devido à agitação marítima

A circulação automóvel e pedonal na Avenida D. Carlos I, no Porto, vai ser interrompida a partir das 19h00 desta quinta-feira por precaução e para garantir a segurança de pessoas e bens, devido à agitação marítima, avisou a autarquia.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.