Suspeito de pornografia de menores começou a ser julgado à porta fechada em Aveiro

Suspeito de pornografia de menores começou a ser julgado à porta fechada em Aveiro
| Norte
Porto Canal/Agências

O Tribunal de Aveiro começou esta segunda-feira a julgar à porta fechada um homem, de 34 anos, suspeito de ter convencido pelo menos três raparigas menores a enviarem-lhe fotos em que se apresentavam nuas.

O arguido, residente em Ovar, está acusado de dois crimes de pornografia de menores agravado e três crimes de coação agravada.

O tribunal determinou que o julgamento se fizesse com exclusão de publicidade, “ficando proibida a assistência do público, apenas podendo assistir as pessoas que tiverem de intervir no julgamento”.

A acusação do Ministério Público (MP) refere que o arguido criou um perfil falso na rede social Facebook para fazer crer às vítimas que estavam a falar com um adolescente da sua idade.

De acordo com a investigação, em 2019, o arguido contactou pelo menos três raparigas de 15 e 16 anos, uma delas portadora de défice cognitivo, persuadindo-as a enviarem-lhe ficheiros de imagens de cariz sexual e pornográfico, em que se exibissem desnudadas, sob ameaça de divulgar fotos que dizia ter na sua posse.

Durante este período, o arguido terá ainda realizado, pelo menos, uma videochamada com uma das menores, na qual exigiu que esta se despisse, tendo a menor acedido, mostrando-se completamente nua.

O arguido foi detido em agosto de 2021, tendo sido encontrado na sua residência um telemóvel e um computador que continham diversas conversações de índole sexual mantidas com menores de idade do sexo feminino, bem como as imagens que lhe foram enviadas.

O MP diz que o arguido agiu com a intenção de satisfazer os seus mais básicos instintos libidinosos, adiantando que as menores, ao serem utilizadas daquela forma, “foram gravemente afetadas no livre desenvolvimento da sua personalidade”.

+ notícias: Norte

Projeto permitiu a 233 crianças irem para a escola de bicicleta em Matosinhos

O projeto CicloExpresso permitiu a 233 crianças do concelho de Matosinhos irem de bicicleta para escola de forma “segura, organizada e divertida”, entre setembro e dezembro de 2025.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.