Mimo Festival em Amarante de 18 a 20 de julho com artistas de 13 países

Mimo Festival em Amarante de 18 a 20 de julho com artistas de 13 países
| Norte
Porto Canal/ Agências

A edição de 2025 do Mimo Festival vai decorrer em Amarante, no distrito do Porto, de 18 a 20 de julho, prometendo 60 eventos com entrada gratuita e artistas de 13 países, revelou esta terça-feira a organização.

“O Mimo Festival regressa com entusiasmo à encantadora cidade de Amarante para a sua 6.ª edição, com uma programação de topo, onde a cultura e a música voltam a assumir um lugar de destaque”, lê-se num comunicado enviado à Lusa.

Para esta edição anuncia-se Ana Moura, José James, Aja Monet, Sona Jobarteh, Roberto Fonseca, Daddy G, Carlos Malta & Pife Muderno, entre outros artistas.

A organização promete “uma programação verdadeiramente transcultural”, com artistas de Portugal, Brasil, Reino Unido, México, Espanha, Palestina, Senegal, Estados Unidos da América, Venezuela, Argentina, França, Gâmbia e Cuba.

O programa também contempla palestras, 'workshops', oficinas, cortejos, sessões para Crianças e roteiros culturais.

“Tudo isso ocupa não só os palcos, mas também as ruas, parques, igrejas, praias fluviais e recantos da cidade, num verdadeiro mergulho sensorial e comunitário”, destaca-se ainda.

Lu Araújo, fundadora e diretora do festival, citada no comunicado, destaca que “realizar um festival gratuito com essa dimensão nos dias de hoje é um verdadeiro ato de resistência e compromisso com a cultura”.

“Acreditamos na arte como ferramenta de transformação social e é isso que nos impulsiona a seguir em frente, com o mesmo entusiasmo de sempre”, acrescentou.

Jorge Ricardo, presidente da Câmara Municipal de Amarante, entidade promotora do evento, destaca o facto de o Mimo afirmar o município, que é Cidade Criativa da UNESCO, como “destino de cultura, criatividade e partilha”.

+ notícias: Norte

Sistema Andante fica disponível na Linha do Vouga a partir de 1 de maio

O sistema de bilhética Andante vai ficar disponível na Linha do Vouga, entre Espinho-Vouga e Pinheiro da Bemposta (Oliveira de Azeméis), a partir de 1 de maio, anunciaram a Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) e a CP.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu estará encerrado à circulação rodoviária entre 25 de abril e 21 de setembro, de sexta-feira a domingo, feriados e vésperas de feriados, anunciou a Câmara Municipal.

Matosinhos vai instalar informação digital em 50 paragens de transporte público

A Câmara de Matosinhos lançou esta terça-feira um concurso público de 292,5 mil euros para instalar informação digital em 50 paragens de transporte público, incluindo horários em tempo real, foi divulgado.