Mimo Festival em Amarante de 18 a 20 de julho com artistas de 13 países

Mimo Festival em Amarante de 18 a 20 de julho com artistas de 13 países
| Norte
Porto Canal/ Agências

A edição de 2025 do Mimo Festival vai decorrer em Amarante, no distrito do Porto, de 18 a 20 de julho, prometendo 60 eventos com entrada gratuita e artistas de 13 países, revelou esta terça-feira a organização.

“O Mimo Festival regressa com entusiasmo à encantadora cidade de Amarante para a sua 6.ª edição, com uma programação de topo, onde a cultura e a música voltam a assumir um lugar de destaque”, lê-se num comunicado enviado à Lusa.

Para esta edição anuncia-se Ana Moura, José James, Aja Monet, Sona Jobarteh, Roberto Fonseca, Daddy G, Carlos Malta & Pife Muderno, entre outros artistas.

A organização promete “uma programação verdadeiramente transcultural”, com artistas de Portugal, Brasil, Reino Unido, México, Espanha, Palestina, Senegal, Estados Unidos da América, Venezuela, Argentina, França, Gâmbia e Cuba.

O programa também contempla palestras, 'workshops', oficinas, cortejos, sessões para Crianças e roteiros culturais.

“Tudo isso ocupa não só os palcos, mas também as ruas, parques, igrejas, praias fluviais e recantos da cidade, num verdadeiro mergulho sensorial e comunitário”, destaca-se ainda.

Lu Araújo, fundadora e diretora do festival, citada no comunicado, destaca que “realizar um festival gratuito com essa dimensão nos dias de hoje é um verdadeiro ato de resistência e compromisso com a cultura”.

“Acreditamos na arte como ferramenta de transformação social e é isso que nos impulsiona a seguir em frente, com o mesmo entusiasmo de sempre”, acrescentou.

Jorge Ricardo, presidente da Câmara Municipal de Amarante, entidade promotora do evento, destaca o facto de o Mimo afirmar o município, que é Cidade Criativa da UNESCO, como “destino de cultura, criatividade e partilha”.

+ notícias: Norte

Centro da cidade de Vila Real com trânsito condicionado no sábado

O centro de Vila Real vai estar com o trânsito condicionado no sábado devido à realização de encontro de 'supercarros' Gathering Supercars 2025, anunciou a câmara municipal.

Porto de Leixões reduz carga em 2024 e perde liderança do Noroeste Peninsular

O porto de Leixões reduziu em 2% a carga movimentada entre 2023 e 2024, ao passar de 14,7 milhões de toneladas para 14,4 milhões, perdendo a liderança do Noroeste Peninsular para o porto da Corunha, na Galiza.

Polícia Judiciária detém suspeito de violar mulher em ginásio da Trofa

Um homem, de 53 anos, foi detido por suspeita de violar uma mulher num ginásio da Trofa, no distrito do Porto, em março, anunciou esta quinta-feira a Polícia Judiciária (PJ).