Lançada a Bacia Oceânica de Leixões, 'semente' da economia do mar na região Norte

Lançada a Bacia Oceânica de Leixões, 'semente' da economia do mar na região Norte
Foto: DR
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Bacia Oceânica, 'semente' da economia do mar entre o Porto e Viana do Castelo, viu esta terça-feira ser lançada a sua primeira pedra no Porto de Leixões, prometendo potenciar "um vale de inovação tecnológica", disse à Lusa um responsável.

"É a semente para que aqui a zona do Norte, entre o Porto - centrado aqui em Matosinhos - até Viana [do Castelo] ou até Caminha se crie um vale de inovação tecnológica para o mar", disse à Lusa Eduardo Silva, investigador do INESC-TEC e ISEP e um dos principais responsáveis pelo projeto.

Em causa está a Bacia Oceânica, "uma das obras principais do 'hub' zzul de Leixões", que terá dois polos.

"É uma infraestrutura que vai permitir o desenvolvimento e teste de equipamentos que vão para o mar. Quer sejam subaquáticos, quer sejam à superfície. Nos próximos tempos os equipamentos mais testados vão ser equipamentos para a energia 'offshore', mas também robótica de profundidade, aquacultura 'offshore'", explicou à Lusa.

A Bacia Oceânica representa um investimento de 12 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que deverá entrar em funcionamento num prazo de um ano e nove meses, disse à Lusa.

"É um tanque, uma infraestrutura centrada num tanque para permitir estes desenvolvimentos e estes testes nas próximas duas ou três décadas de trabalho, essencialmente desenvolvido aqui pelo INESC-TEC ou pelo INEGI, pelo CIIMAR e pelos restantes parceiros", descreveu Eduardo Silva.

O objetivo é que "apareçam empresas, mais equipas de investigação, mais gente a formar-se em tecnologias que são usadas no mar".

"Isto aqui é concreto. Aqui não há frases feitas, é mesmo trabalho árduo para a economia", defendeu.

Também presente na cerimónia de lançamento da primeira pedra do complexo, a secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão, disse que o investimento "representa uma opção clara na inovação tecnológica e no desenvolvimento sustentável da economia azul, constituindo mais um passo seguro na afirmação internacional de Portugal enquanto país líder na governação zelosa e consciente dos recursos marítimos".

"É fundamental deixar de olhar para o oceano como mar de oportunidades, uma frase feita que tantas vezes nos habituámos a debitar, e transformá-lo numa base de sustentação sólida para a instalação de novas indústrias e para o crescimento de emprego altamente qualificado e devidamente remunerado", vincou a governante.

O antigo secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, também esteve presente.

O Hub Azul Leixões é formado por um grupo de organizações liderado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência da Universidade do Porto (INESC-TEC).

Também fazem parte do consórcio de Leixões o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI), o Fórum Oceano, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e a Câmara de Matosinhos.

O Hub Azul Leixões é um dos polos do Hub Azul Portugal, uma Rede de Infraestruturas para a Economia Azul, que se inscreve no PRR e tem por objetivo superior contribuir para a descarbonização e para a transformação digital da economia azul, tornando-a “mais competitiva, mais coesa, mais inclusiva e mais sustentável”, aproveitando as oportunidades abertas pelas transições energética e digital.

+ notícias: Norte

Centro da cidade de Vila Real com trânsito condicionado no sábado

O centro de Vila Real vai estar com o trânsito condicionado no sábado devido à realização de encontro de 'supercarros' Gathering Supercars 2025, anunciou a câmara municipal.

Porto de Leixões reduz carga em 2024 e perde liderança do Noroeste Peninsular

O porto de Leixões reduziu em 2% a carga movimentada entre 2023 e 2024, ao passar de 14,7 milhões de toneladas para 14,4 milhões, perdendo a liderança do Noroeste Peninsular para o porto da Corunha, na Galiza.

Polícia Judiciária detém suspeito de violar mulher em ginásio da Trofa

Um homem, de 53 anos, foi detido por suspeita de violar uma mulher num ginásio da Trofa, no distrito do Porto, em março, anunciou esta quinta-feira a Polícia Judiciária (PJ).