Ministra da Administração Interna apela para que portugueses limpem terrenos

Ministra da Administração Interna apela para que portugueses limpem terrenos
| País
Porto Canal/Agências

A ministra da Administração Interna (MAI), Margarida Blasco, apelou esta segunda-feira, na Guarda, para que os os portugueses limpem os seus terrenos e ajudem a evitar a propagação dos fogos florestais no Verão.

“Está a decorrer a fase de limpeza dos terrenos e peço aos portugueses que façam a limpeza dos seus terrenos porque é muito importante que não haja matéria combustível e que não se propaguem os fogos”, disse a governante à agência Lusa à margem das comemorações do Dia da Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR), que decorreram esta segunda-feira na Guarda, onde está sediado comando da UEPS.

A ministra da Administração Interna adiantou que o próximo Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) está a ser ultimado e vai ser divulgado em data a anunciar.

“Todos estamos a fazer todo o trabalho para que as forças policiais, os bombeiros, a UEPS, os autarcas e os cidadãos estejam preparados para qualquer cenário” no próximo Verão, garantiu.

Margarida Blasco realçou a aposta no programa ‘Aldeia Segura’, ao qual já aderiram 30 localidades.

“É importante que as pessoas percebam que elas próprias são agentes de proteção civil, portanto contamos com todos e, se Deus quiser, vamos ter mais segurança. Eu confio em todos os portugueses e portuguesas”, disse.

A campanha Floresta Segura 2025 da GNR arrancou em 01 de fevereiro e prolonga-se até 30 de novembro, sendo que de 16 de fevereiro até 30 de abril decorre o período para a sinalização dos terrenos por falta de gestão de combustível.

De acordo com dados provisórios da GNR fornecidos à agência Lusa, entre 16 de fevereiro e 20 de março, nos 18 distritos de Portugal continental já foram sinalizados 7.192 terrenos.

+ notícias: País

Portugal votou em massa há 50 anos nas primeiras eleições livres

Portugal votou em massa há 50 anos para a Assembleia Constituinte nas primeiras eleições livres, que registaram uma afluência histórica às urnas nunca depois repetida, de 91 por cento, e deram a vitória ao PS.

Marcelo elogia vida e obra do Papa Francisco que associa aos valores de Abril

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou esta sexta-feira a vida e obra do Papa Francisco, "sem recusas, sem ódios", e defendeu que a sua mensagem tem tudo a ver com os valores do 25 de Abril de 1974.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".