Diocese do Porto com 13,7 milhões para construção de hotel e reabilitação de seminário

Diocese do Porto com 13,7 milhões para construção de hotel e reabilitação de seminário
Foto: Porto Canal
| Porto
João Nogueira e Ana Francisca Gomes

A Diocese do Porto lançou, pela segunda vez no espaço de três meses, um concurso público para reabilitar o Seminário Maior da Nossa Senhora da Conceição e construir o “Maior Oporto Hotel”, na Sé.

De acordo com o anúncio publicado esta segunda-feira em Diário da República, o concurso público, que prevê a reabilitação do seminário e a construção hoteleira, tem como preço base 13,7 milhões de euros e obriga a entidade vencedora ao cumprimento de um prazo de dois anos. Os candidatos podem apresentar as propostas até às 17 horas do dia 16 de maio.

Mas esta não é a primeira vez que a Diocese do Porto abre concurso para a futura unidade hoteleira. Já em janeiro, segundo informações avançadas pelo Jornal de Notícias este fim de semana, um concurso lançado pelo mesmo valor acabou por ter apenas um candidato, que não foi escolhido.

Numa entrevista a Manuel Linda, publicada no ‘site’ da Diocese do Porto em fevereiro, o bispo do Porto justifica a unidade hoteleira para a angariação de novas receitas. “Também precisamos de pensar na forma de sustentar os seminários, porque da parte do povo de Deus, não quer dizer que ele não seja generoso, mas estamos a notar cada vez menos contribuição, menos ofertas. E, portanto, uma forma de o sustentar no futuro será criar uma hospedaria religiosa, digamos assim, mais aberta a toda a gente, cujas receitas revertam a favor do seminário”, afirmou.

Com esta empreitada, a ideia é que o Seminário Maior, um edifício do século XVI, consiga “níveis de comodidade adequados aos dias de hoje” ficando com 46 quartos para seminaristas e cinco quartos superiores.

Já o hotel, que será construído dentro do conceito “hospedaria monástica” terá 46 quartos e será explorado por uma unidade concessionária.

A Maior Oporto Hotel Lda, criada em novembro de 2023, é uma sociedade por quotas detida em 90% pela Diocese do Porto e em 10% pelo Seminário de Nossa Senhora da Conceição do Porto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

 

+ notícias: Porto

Três polícias feridos durante perseguição a um veículo no Porto

Três polícias ficaram feridos, na quarta-feira, no Porto, depois de a viatura onde seguiam ter sido abalroada durante uma perseguição a um veículo roubado e cujo condutor não tinha carta e fugia às autoridades.

Avenida D. Carlos I no Porto cortada a partir das 19h00 devido à agitação marítima

A circulação automóvel e pedonal na Avenida D. Carlos I, no Porto, vai ser interrompida a partir das 19h00 desta quinta-feira por precaução e para garantir a segurança de pessoas e bens, devido à agitação marítima, avisou a autarquia.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.