Procissão das Endoenças promete milhares de velas nas margens do Douro e Tâmega

Procissão das Endoenças promete milhares de velas nas margens do Douro e Tâmega
Foto: CM Penafiel
| Norte
Porto Canal / Agências

Milhares de velas acesas vão iluminar as margens dos rios Douro e Tâmega, na noite de Quinta-Feira Santa, em Penafiel, numa cerimónia secular, a Procissão das Endoenças, que atrai todos os anos milhares de devotos.

A autarquia de Penafiel assinala que a procissão que está a ser preparada constitui um evento de turismo religioso, tantas são as pessoas que naquela noite se deslocam a Entre-os-Rios, no sul daquele concelho do distrito do Porto, para presenciarem um “cenário único” proporcionado pela observação das velas em chamas nas margens dos dois rios.

Nos leitos do Tâmega e no Douro, naquela noite, observam-se embarcações, conhecidas como “barcos de fogo”, também engalanadas com velas acesas cuja luz reflete no espelho de água, acompanhando a procissão.

As Endoenças são um momento inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

A procissão realiza-se há mais de 300 anos e constitui um momento religioso importante para as comunidades católicas dos concelhos de Penafiel (Eja), na margem direita do Tâmega, e de Marco de Canaveses (Torrão), na margem esquerda.

Também as populações da margem esquerda do Douro, no concelho de Castelo de Paiva, participam ativamente na celebração, honrando a tradição.

Tudo começa na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, com a Missa da Ceia do Senhor, às 20h00. Uma hora mais tarde, sai a procissão do Senhor dos Passos, acompanhada por "barcos de fogo", em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios (Eja). Ali terá lugar o "Sermão do Encontro" entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores, “um momento aclamado pelos fiéis.

Na Sexta-Feira Santa, a Procissão do Enterro do Senhor cumpre o percurso inverso, atravessando o Tâmega, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão.

Citado num comunicado enviado à Lusa, o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, assinala que aquele momento religioso constitui “um legado que honra o passado, mas que também olha para o futuro, valorizando o património e promovendo Penafiel como um destino de cultura e fé”.

+ notícias: Norte

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Aldeia de Vila Pouca de Aguiar aquecida por biomassa em projeto fronteiriço

As obras para aquecimento de casas da aldeia de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa que reaproveita sobrantes da limpeza da floresta, vão arrancar e inserem-se num projeto-piloto transfronteiriço, foi anunciado.

Auroras boreais registadas em Portugal após grande tempestade solar atingir Terra

Uma grande tempestade solar começou a atingir a Terra na segunda-feira e pode causar interrupções nas redes de energia e satélite, alertaram as autoridades meteorológicas dos EUA, além de produzir auroras boreais, incluindo em Portugal.