Transportes metropolitanos de Lisboa e Porto reforçam estratégias de mobilidade

Transportes metropolitanos de Lisboa e Porto reforçam estratégias de mobilidade
| País
Porto Canal/ Agências

A Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e a Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) assinaram um acordo de cooperação para reforçar a integração e eficiência dos sistemas de mobilidade nas respetivas áreas metropolitanas, foi esta quarta-feira anunciado.

Num comunicado, a TML e a TMP indicaram que, com este acordo, vão unir esforços “para a promoção de um sistema de mobilidade eficiente, integrado e sustentável nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto”.

Assim, no âmbito do acordo, os dois organismos vão cooperar para o desenvolvimento e otimização dos sistemas de bilhética integrada e para o planeamento estratégico da mobilidade metropolitana.

A gestão e monitorização de operações de transporte e contratos de serviço público e a comunicação e informação ao público são outros dos objetivos.

Segundo a TML e a TMP, o acordo reflete o compromisso na “partilha de conhecimentos, tecnologias e boas práticas para o desenvolvimento de soluções de transporte público mais eficazes e sustentáveis” e vai “beneficiar os cidadãos”.

“A colaboração entre as duas entidades permitirá alinhar estratégias e implementar soluções tecnológicas inovadoras, garantindo uma experiência de mobilidade mais eficiente e acessível para os utilizadores”, destacam.

A TML e a TMP comprometem-se assim a modernizar a mobilidade urbana e a promover um sistema de transportes mais acessível, mais sustentável, inovador e orientado para as necessidades da população.

Criada pela Área Metropolitana de Lisboa (AML) há quatro anos, a TML é a responsável pela gestão do sistema tarifário e de bilhética na AML e gere a empresa de transporte rodoviário Carris Metropolitana.

“A TMP, constituída em janeiro de 2025, assumiu a gestão do sistema de bilhética intermodal Andante da Área Metropolitana do Porto bem como a gestão e fiscalização dos contratos dos diferentes operadores da rede UNIR, assumindo de forma transversal o papel de regulador da mobilidade em transporte público na região”, indicam no comunicado.

A criação da TML e da TMP pretendeu “unificar a gestão dos transportes na região, promovendo uma rede mais eficiente e acessível”, acrescentam.

+ notícias: País

Direção-geral propõe suspensão de diretor, chefe e sete guardas de Vale de Judeus

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) propôs a suspensão do diretor, um chefe e sete guardas em funções na prisão de Vale de Judeus aquando da fuga em setembro, revelou esta quinta-feira fonte do Ministério da Justiça.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.