Em ano de bodas de ouro do ICBAS, diretor é distinguido pelo ministério da Saúde

Porto Canal
O diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP), Henrique Cyrne Carvalho, foi distinguido com a Medalha de Serviços Distintos - Grau Ouro, atribuída pelo Ministério da Saúde, no ano em que a instituição celebra 50 anos de existência.
A entrega decorreu na cerimónia do Dia Mundial da Saúde no auditório do Infarmed, em Lisboa. A par do diretor do ICBAS foram distinguidos com a medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – grau de ouro – mais 32 personalidades e entidades.
O galardão foi entregue pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, como reconhecimento de uma carreira com mais de quatro décadas dedicadas à Medicina e à Academia.
Citado no comunicado de imprensa enviado às redações, Henrique Cyrne Carvalho afirma que “esta distinção não é apenas um reconhecimento pessoal, mas sobretudo uma homenagem ao ICBAS e ao Hospital de Santo António”.
Fundado em 1975, a distinção acontece no ano em que o ICBAS celebra 50 anos de existência, com as celebrações a aconteceram sob o mote de um “legado de irreverência”. Entre o grupo de fundadores estão médicos e cientistas, tais como Corino de Andrade e Nuno Grande, o ICBAS apresentava-se como uma Escola multidisciplinar e multiprofissional que tinha por fim o ensino da medicina e de outras profissões relacionadas com as ciências da vida e da saúde.
Atualmente, o ICBAS conta com seis cursos de formação pré-graduada, Mestrado Integrado em Medicina, Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, Licenciatura em Ciências do Meio Aquático, Licenciatura em Bioinformática e em Bioquímica (em parceria com a Faculdade de Ciências) e Licenciatura em Bioengenharia, bem como dezenas de ofertas pós-graduada.
A Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro é atribuída pelo Ministério da Saúde como forma de homenagem pela prática de “atos de abnegação, caridade, altruísmo ou beneficência ou que tenham prestado serviços relevantes à saúde pública ou à assistência social”.