Cinco detidos em Matosinhos por suspeita de extorsão com empréstimos em dinheiro

Cinco detidos em Matosinhos por suspeita de extorsão com empréstimos em dinheiro
Foto: Porto Canal
| Norte
Porto Canal/ Agências

Cinco pessoas foram detidas em flagrante no sábado, em Matosinhos, por suspeita do crime de extorsão através de um esquema com empréstimos de dinheiro, no qual alegadamente exigiam “o dobro” da quantia emprestada, anunciou a PSP esta segunda-feira.

Em comunicado, a PSP refere que o grupo, composto por dois homens e três mulheres, com idades entre os 18 e os 62 anos, tinham um esquema em que eles emprestavam dinheiro e “a outra parte teria de pagar o dobro da quantia emprestada”.

Segundo a PSP, depois da apresentação de uma queixa, o grupo foi detido numa operação policial, quando a vítima ia entregar a quantia exigida.

Ao abrigo do esquema montado, refere a Polícia, um “empréstimo inicial de 2.000 euros rapidamente atingiu os 7.500 euros em pagamentos”.

No entanto, “mesmo depois de a vítima ter pagado o valor em dívida, os suspeitos ameaçavam-na para a mesma lhe continuar a entregar elevadas quantias de dinheiro, bem como para ela suportar despesas de alimentação no local de trabalho da mesma”.

“Os suspeitos argumentavam que a dívida só estaria paga se a vítima lhes entregasse 35.000 euros, caso contrário a família iria sofrer represálias, o que levou a vítima a apresentar queixa”, descreve a PSP.

Os detidos foram presentes perante as autoridades judiciárias competentes para aplicação de medidas de coação tidas por adequadas, tendo ficado dois com apresentações periódicas na autoridade policial da sua residência.

+ notícias: Norte

Governo em diálogo com a IP sobre proposta desconhecida para mudar TGV em Gaia

O Governo informou esta quinta-feira estar em diálogo com a Infraestruturas de Portugal sobre a proposta, desconhecida por esta, para mudar o local da estação de alta velocidade em Gaia e a ponte sobre o Rio Douro.

CDU de Gaia exige esclarecimentos sobre proposta da LusoLav sobre alta velocidade

A CDU de Vila Nova de Gaia exigiu esta quinta-feira esclarecimentos sobre a proposta da LusoLav de deslocalizar a estação ferroviária de alta velocidade de Santo Ovídio para Vilar do Paraíso, acusando consórcios privados e autarcas de atuarem “à margem”.

Viana do Castelo quer contratar mais 10 motoristas para transportes públicos

A Câmara de Viana do Castelo abriu um segundo concurso para contratar mais 10 motoristas, para atingir o total de 25 daqueles profissionais, para garantir o serviço público de transportes urbanos a partir de setembro, foi esta quinta-feira anunciado.