Colégios do Porto figuram metade da lista dos dez estabelecimentos com melhores notas nos exames

João Nogueira com Lusa
Do ranking das instituições de ensino que tiveram melhores classificações nos exames nacionais de 2024, as escolas públicas sediadas a Norte ficam melhor na fotografia, comparadas com as do Sul. De modo geral, o Porto também brilha entre os melhores dez estabelecimentos, ocupando metade da lista. Tratam-se todos de colégios privados.
De acordo com a lista divulgada pela agência Lusa esta sexta-feira, o ranking é liderado pelo Grande Colégio Universal. Naquela instituição, os alunos fizeram 191 provas e a média foi de 16,51 valores, não muito distante da média interna atribuída pelos professores do colégio ao trabalho realizado pelos seus alunos ao longo do ano (17,04 valores).
Os três primeiros da lista são também do distrito do Porto. O Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, que liderou o ranking no ano passado, aparece em 2.º lugar com 16,42 valores. Já o o Colégio Efanor, em Matosinhos em 3.º lugar com 16,36 valores.
Já depois de instituições de Braga, Lisboa e Setúbal, o Porto volta a aparecer no 8.º e 9.º lugares. Tratam-se dos colégios Novo da Maia e Nova Encosta, com 15,12 e 15,08 valores, respetivamente.
Entre as escolas públicas, o distrito do Porto também figura os melhores da lista com três instituições: a Escola Secundária Tomaz Pelayo, em Santo Tirso, com 13,52; a Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, com 13,13 valores; e a escola Secundária Garcia de Orta, Porto, com 13,03 valores. Os estabelecimentos ocuparam o 37.º , 42. e 46.º lugares do ranking, respetivamente.