Amarante oferece vacinas contra o rotavírus a cerca de 300 crianças

Amarante oferece vacinas contra o rotavírus a cerca de 300 crianças
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Amarante vai oferecer este ano a vacinação infantil contra o rotavírus, prevendo-se que a medida possa beneficiar cerca de 300 crianças, até às 52 semanas (1 ano) de idade , disse o presidente da autarquia.

“É um investimento na prevenção e no futuro do nosso concelho. Queremos que cada criança tenha as melhores condições para crescer de forma saudável e protegida”, comentou Jorge Ricardo, indicando à agência Lusa que o apoio estará em vigor até aquela vacina entrar no Plano de Nacional de Vacinação (PNV).

O autarca do distrito do Porto assinalou que o município celebra um protocolo com as farmácias aderentes, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio à Vacinação Infantil, recentemente publicado em Diário da República.

Explicou, também, que se pretende desta maneira garantir o “acesso igualitário” à vacinação infantil contra o rotavírus, complementar ao PNV.

“Garantimos assim que todas as famílias de Amarante tenham acesso gratuito às vacinas recomendadas pelos profissionais de saúde”, frisou.

O programa, que apresenta um encargo de 31 mil euros suportado pelo município, prevê a comparticipação até ao custo total de duas doses de vacinas, conforme o preço oficial do Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde).

A aquisição terá de ser exclusivamente nas farmácias aderentes.

Para beneficiar deste apoio, os candidatos terão de ser residentes no concelho e devem apresentar prescrição da vacina por um profissional de saúde.

As candidaturas serão analisadas no prazo máximo de cinco dias úteis.

De acordo com informação disponível no ‘site’ da Direção-Geral de Saúde, a vacina contra o rotavírus, principal causador de gastroenterites em crianças, integra o PNV mas apenas é aplicada para grupos de risco, ou seja, bebés com doenças cardiovasculares graves, doença renal ou hepática, entre outras.

+ notícias: Norte

André Villas-Boas: “Contem com o FC Porto”

Na mais recente edição da Dragões, já disponível em formato digital, André Villas-Boas reflete sobre os pontos altos e baixos de “mais um mês repleto de acontecimentos relevantes”, começando por “destacar o sucesso obtido com o empréstimo obrigacionista” que “atingiu quase 60 milhões de euros” e provou ser possível “reconquistar a confiança do mercado com uma gestão financeira rigorosa e um controlo de gestão efetivo”.

Trabalhadores pedem reaproveitamento industrial da antiga refinaria de Matosinhos

A Comissão Central de Trabalhadores (CCT) da Petrogal defendeu esta sexta-feira o reaproveitamento industrial dos terrenos da antiga refinaria de Matosinhos, que encerrou em 2021, ajustado às necessidades energéticas do país.

Albufeiras das barragens do Tâmega com plano de ordenamento dentro de um ano

O plano de ordenamento das albufeiras das três barragens do Tâmega estará concluído em um ano, visa harmonizar o potencial turístico com a proteção da massa de água e será financiado pela Iberdrola até 500 mil euros.