Criminalidade violenta aumentou quase 5% no Porto, acompanhando tendência crescente no resto país

Criminalidade violenta aumentou quase 5% no Porto, acompanhando tendência crescente no resto país
Foto: José Coelho/Lusa
| Porto
Porto Canal/ Agências

A criminalidade violenta e grave aumentou no ano passado na maioria dos distritos, sendo mais acentuada em Santarém, Leiria e Castelo Branco, revela o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), que destaca as descidas em Lisboa e Setúbal. No Porto o aumento chegou a quase 5%.

O RASI referente a 2024, aprovado esta segunda-feira pelo Conselho Superior de Segurança Interna e que segue para o parlamento, dá conta que as maiores subidas da criminalidade violenta e grave registaram-se no distrito de Santarém (+ 33,3% do que em 2023), Castelo Branco (+ 30,5%), Portalegre (+ 3,4%) e Leiria (+ 28,2%).

Nos distritos do Porto e Faro também aumentou a criminalidade violenta e grave, mais 4,8% e 9,9% respetivamente.

Por sua vez, o distrito que registou a maior descida neste tipo de criminalidade foi a Guarda (-25%).

O RASI salienta igualmente a descida em Setúbal (-6,3%) e em Lisboa (-1,8%), distritos que concentram a maioria da criminalidade, além do Porto.

Em relação à criminalidade geral, apenas Coimbra e Évora apresentam uma ligeira subida (+0,2% e +0,1% respetivamente), registando os restantes distritos descidas.

O RASI destaca a descida em Lisboa (-7,6%) e Setúbal (-5,1%).

+ notícias: Porto

IPO do Porto realiza primeira cirurgia auxiliada por robô

O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto) realizou, no final do mês de março, a primeira operação de remoção da próstata (prostectomia radical), num doente oncológico, com o auxílio de um robô cirúrgico. Esta intervenção fez com que este instituto de oncologia inaugurasse o programa de cirurgia robótica.

Manifestação da CGTP no Porto reuniu mais de dois mil trabalhadores

A manifestação nacional convocada pela CGTP reuniu no Porto mais de duas mil pessoas para exigir “mais salário e melhores pensões” e, em tempo de pré-campanha, “obrigar” a que estas questões façam parte da agenda política dos partidos.

Porto marca presença na Expo 2025 em Osaka com aposta na música e no cinema

A Porto vai participar na Expo 2025 Osaka, no Japão, com uma aposta na música e no cinema, fruto da colaboração do Batalha Centro de Cinema e do Coliseu, tentando estimular os pontos de encontro com a cultura japonesa.