Câmara lança convite para maiatos ajudarem a desenvolver estratégias para o concelho

Câmara lança convite para maiatos ajudarem a desenvolver estratégias para o concelho
| Norte
Porto Canal/Agências

A Câmara da Maia está a convidar a população a participar na elaboração do Diagnóstico Social do concelho, numa “iniciativa rara” que pretende “envolver todos” no desenvolvimento de estratégias e respostas para quem ali vive, explicou a autarquia.

Em declarações à Lusa, a vice-presidente da Câmara Municipal da Maia, no distrito do Porto, Emília Santos, referiu que o diagnóstico vai servir como base na elaboração de dois documentos estratégicos para: a Carta Social e o Plano de Desenvolvimento Social.

“Chamar a população a olhar para si, a identificar questões, a identificar que áreas necessitam de mais atenção, e dar-lhes a hipótese de sugerirem medidas, é uma forma de a envolver e também de a responsabilizar na identificação dos problemas para depois poder, com ainda mais legitimidade, colocar em causa a eventual falta de respostas”, apontou Emília Santos.

Segundo a responsável, “mais do que trabalhar para as pessoas, é preciso trabalhar com as pessoas e esta iniciativa, que ainda é rara, é um bom exemplo de como população e autarcas podem, e devem, trabalhar em conjunto, tendo por pilares valorizar, cuidar e concretizar".

A autarquia espera que os dois documentos estratégicos estejam prontos no final deste ano.

A participação está aberta a todos os cidadãos residentes da Maia, bastando aceder, de forma anónima e sem necessidade de registo, a um questionário disponível no ‘site’ do município (www.cm-maia.pt), até sexta-feira.

O questionário aborda temáticas como acessibilidades e mobilidade, segurança, habitação, salientando o executivo que “os dados recolhidos serão utilizados, em exclusivo, para fins de análise e elaboração do Diagnóstico Social”.

+ notícias: Norte

Amarante oferece vacinas contra o rotavírus a cerca de 300 crianças

A Câmara de Amarante vai oferecer este ano a vacinação infantil contra o rotavírus, prevendo-se que a medida possa beneficiar cerca de 300 crianças, até às 52 semanas (1 ano) de idade , disse o presidente da autarquia.

Prisão preventiva para suspeito de furtos em estabelecimentos em Braga

O Tribunal de Braga aplicou esta quarta-feira prisão preventiva a um homem de 55 anos suspeito de danos e furtos em vários estabelecimentos comerciais na zona da Sé, em Braga, anunciou a PSP.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.