Liga dos Bombeiros pede meios de combate a fogos em carros elétricos

Liga dos Bombeiros pede meios de combate a fogos em carros elétricos
Foto: Lusa
| País
Porto Canal/ Agências

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) quer aprovada pelo Conselho Nacional dos Bombeiros a criação de condições para combater fogos em carros elétricos, cuja extinção, sem os meios adequados, demora horas a acontecer, revelou esta sexta-feira à Lusa o presidente.

Segundo António Nunes, a chegada ao mercado nacional dos carros elétricos trouxe novos problemas aos bombeiros, na sua maioria sem meios para apagar esses fogos.

O Conselho Nacional de Bombeiros (CNB) é um órgão que reúne, para além da LBP, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais, a Associação Nacional dos Municípios e o Governo.

“No próximo Conselho Nacional de Bombeiros vamos perguntar qual a estratégia que o Conselho recomenda para estes novos riscos. Porque não são só estes. Este é um caso, mas temos um outro que também está com um grande desenvolvimento, que são os painéis fotovoltaicos”, argumentou o presidente da liga.

Neste contexto, António Nunes quer que o CNB “incorpore os novos riscos na formação e na capacidade do material”.

Nos Estados Unidos existem as mantas ignífugas, que, uma vez colocadas sobre as viaturas a arder, não permitem a entrada de oxigénio e o fogo extingue-se em minutos. O problema está no elevado custo e na rentabilidade, pois custando entre três mil e cinco mil euros apenas podem ser utilizadas uma vez, relatou à Lusa fonte dos bombeiros.

Na Alemanha a opção tem sido o uso de carros-contentores, para onde o carro em chamas é içado e mergulhado na água, ali ficando até o fogo desaparecer, acrescentando a mesma fonte que, neste caso, os “custos são ainda maiores por obrigar a ter um carro preparado, mas em que a rentabilidade é mais atrativa”.

Dada a queda do Governo, segundo António Nunes, não há ainda data para a primeira das duas reuniões anuais do CNB.

+ notícias: País

Comboios da CP com mais 2,5 milhões de passageiros até fevereiro

A CP – Comboios de Portugal transportou 32 milhões de passageiros até fevereiro, mais 2,5 milhões do que no mesmo período de 2024, e as receitas aumentaram 3,9%, para 35,2 milhões de euros, anunciou esta terça-feira o Governo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.