Todas as redes de transportes devem estar em tempo real no Google Maps, defende especialista

Todas as redes de transportes devem estar em tempo real no Google Maps, defende especialista
Foto: Guilherme Costa Oliveira|Porto.
| País
Porto Canal/ Agências

O professor universitário e especialista em transportes Álvaro Costa defendeu que todas as redes de transportes devem ter os horários em tempo real no Google Maps, e não desenvolver uma aplicação móvel para cada rede.

"Não precisa de ser um sistema nacional. Põe na Google. O que muitas autoridades estão a fazer é criar 'apps'. Quem vem de fora, não lhe interessa a 'app' deste ou daquele município. Não vai descarregar 'apps' de cada município", defendeu esta quintaa-feira Álvaro Costa aos jornalistas, à margem do Seminário de Transporte Rodoviário do jornal Transportes & Negócios, que decorreu esta qunta-feira num hotel do Porto.

O especialista, também consultor da empresa Trenmo, disse esperar "que num curto espaço de tempo se consiga pôr todas as redes na Google".

Questionado sobre qual o motivo para tal ainda não ter acontecido, Álvaro Costa considera que "muitas autoridades [de transporte] passaram essa responsabilidade para os operadores, que agora vai ser das autoridades".

"Aquilo parece tecnológico, mas é preciso conhecer o produto", nomeadamente a relação entre a informação dos horários e trajetos e o serviço efetivamente prestado, sem disrupções, já que ter "informação que não é fiável é quase pior do que não a ter".

Para o académico, "toda a parte de informação ao público tem de ser melhorada, porque as pessoas não sabem onde andam os autocarros", e as autoridades "têm de ter sistemas onde as pessoas consigam saber onde andam os autocarros".

Durante a sua intervenção no seminário, Álvaro Costa considerou que o setor está "a esquecer-se do produto" que vende, que é "a rede e o serviço ao passageiro".

"Nós estamos aqui a discutir outras coisas sem discutir a rede. As formas como estamos a trabalhar as redes não são as melhores", defendeu.

O especialista lembrou ainda que pelo facto de, numa rede no Algarve, haver informação disponibilizada em tempo real relativamente aos autocarros, tal significou "grandes ganhos de passageiros".

"Se uma pessoa - e nós temos cada vez mais turistas - não sabe onde ir buscar informação de transportes, não vai andar de transportes públicos", vincou.

+ notícias: País

INEM encaminhou quase oito mil doentes para a Via Verde do AVC em 2024

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) encaminhou para a Via Verde do Acidente Vascular Cerebral (AVC) dos hospitais 7.886 utentes, em 2024, uma média de 22 doentes por dia.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.