Exposição, conferência e serigrafia evocam "verão quente" de 75 em Famalicão

Exposição, conferência e serigrafia evocam "verão quente" de 75 em Famalicão
Foto: UF
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Casa da Memória Viva (CMV) vai evocar, em abril, o “verão quente” de 75 em Vila Nova de Famalicão, com uma exposição fotográfica, uma conferência e a edição de serigrafia, foi anunciado.

Em comunicado, aquela associação cívica refere que o objetivo é mostrar os acontecimentos que na primeira semana de agosto de 1975 ocorreram em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, num período que na história do país ficou conhecido como “verão quente”.

A exposição fotográfica “Agosto de 1975 - Famalicão no mapa da Revolução”, da autoria do fotojornalista António Pereira de Sousa, estará patente no Museu Bernardino Machado, entre 04 de abril e 04 de maio.

Reunirá 50 fotos inéditas daquele fotojornalista, que cobriu, para o jornal “A Capital” e a agência noticiosa Associated Press, os acontecimentos dos primeiros dias de agosto de 1975.

“Hoje, mais de metade dos famalicenses não viveu esses tempos e, porventura, desconhece as motivações e o que foi a maior mobilização da sociedade civil famalicense em democracia”, aponta o presidente da direção da CMV, Carlos de Sousa.

Por isso, e num “investimento de pedagogia cívica a pensar nos jovens”, a CMV vai também organizar, no dia 26 de abril, no auditório da Fundação Cupertino de Miranda, a conferência “Famalicão Cidade Aberta”.

“É importante que os famalicenses nascidos depois do 25 de Abril tenham testemunho do que foi o ‘Verão Quente’ em Famalicão. Mas, é fundamental, na atual conjuntura do país, da Europa e do mundo, que, transcorridos 50 anos, voltemos a ensaiar um exercício de mobilização geral da cidadania famalicense”, acrescenta Carlos de Sousa.

Em complemento, a CMV vai editar uma serigrafia alusiva ao 50.º aniversário dos acontecimentos do “Verão Quente” em Famalicão.

É da autoria do artista plástico e cenógrafo Acácio de Carvalho e tem por base uma das 50 fotografias que o fotojornalista António Pereira de Sousa doou à associação.

A obra foi propositadamente produzida para a ocasião e oferecida pelo artista à CMV, e será posta à venda no dia 04 de abril.

+ notícias: Norte

Idoso morre após ser atingido por uma árvore que estava a cortar

Um homem morreu este sábado quando foi atingido por uma árvore que estava a cortar, no concelho de Cantanhede, informaram à Lusa fontes da Proteção Civil e da GNR.

Mirandelense acusado de 2689 crimes de pornografia de menores

O Ministério Público (MP) acusou um homem de obter e divulgar na internet vídeos de teor sexual com crianças entre 2023 e 2024, totalizando 2.869 crimes, adiantou a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

Empresa de de Oliveira de Azeméis com 500 trabalhadores declarada insolvente 

A Schmidt Light Metal, empresa de fundição injetada, em Oliveira de Azeméis, Aveiro, que emprega cerca de 500 trabalhadores, foi declarada insolvente pelo Tribunal de Aveiro, estando a decorrer o prazo para a reclamação de crédito.