Presidente da República promulga elevação de Mogadouro a cidade e de seis povoações a vilas

Presidente da República promulga elevação de Mogadouro a cidade e de seis povoações a vilas
Foto: CM Mogadouro
| Norte
Porto Canal/ Agências

O Presidente da República promulgou esta quarta-feira decretos do parlamento, todos aprovados por unanimidade, que elevam a vila de Mogadouro à categoria de cidade e seis povoações à categoria de vila.

Estas promulgações foram esta quarta-feira divulgadas através de uma nota no sítio oficial da Presidência da República na Internet, sem comentários do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa.

A elevação de Mogadouro, concelho no distrito de Bragança, da categoria de vila à categoria de cidade foi proposta por PSD e CDS-PP e aprovada por unanimidade na Assembleia da República em 13 de março.

Na mesma data, também por unanimidade, foram aprovados projetos de lei para elevar a vilas as povoações de Lanheses – que passa a ter a categoria de vila histórica – e de Castelo do Neiva, ambas no concelho de Viana do Castelo, de Gualtar, no concelho de Braga, e de Meixomil, Seroa e Raimonda, no concelho de Paços de Ferreira, distrito do Porto.

Na origem destas mudanças de classificação estiveram projetos de lei de PSD e CDS-PP, do PS e do Chega.

O Presidente da República promulgou ainda um decreto que "procede à alteração dos limites territoriais entre as freguesias de Fornos, Real, São Martinho de Sardoura, Santa Maria de Sardoura, União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, e da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, do concelho de Castelo de Paiva".

O projeto de lei em causa, da autoria do PSD, foi aprovado igualmente por unanimidade nas votações de 13 de março em plenário.

+ notícias: Norte

Idoso morre após ser atingido por uma árvore que estava a cortar

Um homem morreu este sábado quando foi atingido por uma árvore que estava a cortar, no concelho de Cantanhede, informaram à Lusa fontes da Proteção Civil e da GNR.

Mirandelense acusado de 2689 crimes de pornografia de menores

O Ministério Público (MP) acusou um homem de obter e divulgar na internet vídeos de teor sexual com crianças entre 2023 e 2024, totalizando 2.869 crimes, adiantou a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

Empresa de de Oliveira de Azeméis com 500 trabalhadores declarada insolvente 

A Schmidt Light Metal, empresa de fundição injetada, em Oliveira de Azeméis, Aveiro, que emprega cerca de 500 trabalhadores, foi declarada insolvente pelo Tribunal de Aveiro, estando a decorrer o prazo para a reclamação de crédito.