Três freguesias do concelho de Mirandela abastecidas de água pelo Azibo

Três freguesias do concelho de Mirandela abastecidas de água pelo Azibo
Foto: CM Macedo de Cavaleiros
| Norte
Porto Canal/ Agências

Três freguesias de Mirandela, no distrito de Bragança, vão ser abastecidas de água pela Albufeira do Azibo, o que resolve um problema de escassez no fornecimento durante o verão, avançou esta quarta-feira a autarquia.

O município informou, numa nota escrita, que “uma nova conduta de abastecimento de água às localidades de Cedães, Cedaínhos e Vale de Asnes está concluída, representando um importante avanço para a qualidade de vida dos habitantes destas três aldeias”, onde residem cerca de 730 pessoas.

São nove quilómetros de conduta, que custaram perto de 530 mil euros, que foram pagos pela Câmara Municipal de Mirandela, pelo Fundo Ambiental, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

“O principal objetivo desta ligação ao subsistema do Azibo [concelho de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança] é a substituição das captações (furos artesianos e poços) existentes nestas localidades, uma vez que, durante os meses de maior consumo, as fontes anteriormente utilizadas impossibilitavam a captação de água em quantidade suficiente para garantir o abastecimento”, descreveu o município.

Para garantir água com todos os parâmetros fiáveis para consumo nas torneiras durante este período vinha-se a recorrer a camiões cisterna.

A aldeia de Cedães já está a usufruir desta mais recente ligação.

Segundo a Câmara, Cedaínhos deve começar a utilizá-la até ao final deste mês e Vale de Asnes durante abril.

A autarquia adiantou ainda que nas próximas semanas estão previstos iniciar novos investimentos na gestão de recursos hídricos, com os projetos de abastecimento e drenagem de águas residuais das aldeias de Cobro e de Couços, esta última que vai passar ainda a contar com uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

+ notícias: Norte

Autarca admite possibilidade futura de voos comerciais no aeródromo de Braga

O presidente da Câmara de Braga admitiu esta sexta-feira que no futuro o Aeródromo de Palmeira poderá vir a acolher voos comerciais, mas sublinhou que a prioridade imediata é utilizar aquela infraestrutura para fins formativos dentro do setor aeronáutico.

Autarca de Braga admite "casos isolados" de habitação ilegal em lojas e garagens

O presidente da Câmara de Braga admitiu a existência na cidade de “casos isolados” de pessoas que pagam para viver em lojas ou garagens, e pediu que as situações detetadas sejam denunciadas, para acionamento dos mecanismos legais.

Subida do preço dos ovos faz folares de Vale de Ílhavo ficarem mais caros

Várias padeiras de Vale de Ílhavo decidiram subir o preço dos folares cozidos em forno a lenha, um produto tradicional desta localidade de Ílhavo, no distrito de Aveiro, devido à escalada do preço dos ovos.