Albergaria-a-Velha dedica ciclo de cinema às comunidades migrantes

Albergaria-a-Velha dedica ciclo de cinema às comunidades migrantes
Foto: CM Albergaria
| Norte
Porto Canal/ Agências

O Cineteatro Alba, em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, inicia no domingo um ciclo de cinema dedicado às comunidades migrantes, foi esta quarta-feira revelado.

Índia, Venezuela, Angola, Colômbia, Brasil e Ucrânia são comunidades mais representativas em Albergaria, pelo que a programação do ciclo de cinema, que decorre até dezembro, inclui filmes desses países.

O ciclo "Comunidade" visa “promover a inclusão e o respeito pela diversidade cultural, celebrando as diferentes comunidades migrantes que enriquecem a sociedade”.

Através de seis filmes, o Cineteatro Alba pretende “criar um espaço de diálogo artístico que combata a discriminação e promova a compreensão mútua”, refere uma nota de imprensa da Câmara de Albergaria-a-Velha.

A primeira sessão, marcada já para domingo, às 17h00, apresenta o filme "All we imagine as light", da realizadora indiana Payal Kapadia, que explora a amizade como força motriz para a superação de desafios.

A longa-metragem indiana retrata a história de duas enfermeiras em Bombaim, cujas vidas se cruzam numa jornada de autodescoberta.

Segue-se em abril a projeção de "À Distância", de Lorenzo Vigas, da Venezuela, e em maio do filme angolano "Por Ti, Portugal, Eu Juro!", de Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso.

Após um interregno por altura das férias de verão, o ciclo “Comunidade” regressa no mês de outubro com a exibição de um filme colombiano, o "Pássaros de Verão", de Cristina Gallego e Ciro Guerra.

Novembro vai trazer à principal sala de espetáculos de Albergaria-a-Velha "A Vida Invisível", de Karim Aiinouz (Brasil), fechando o ciclo com a Ucrânia, em dezembro, através do filme "Donbass", do realizador Sergey Loznitsa.

+ notícias: Norte

Autarca admite possibilidade futura de voos comerciais no aeródromo de Braga

O presidente da Câmara de Braga admitiu esta sexta-feira que no futuro o Aeródromo de Palmeira poderá vir a acolher voos comerciais, mas sublinhou que a prioridade imediata é utilizar aquela infraestrutura para fins formativos dentro do setor aeronáutico.

Autarca de Braga admite "casos isolados" de habitação ilegal em lojas e garagens

O presidente da Câmara de Braga admitiu a existência na cidade de “casos isolados” de pessoas que pagam para viver em lojas ou garagens, e pediu que as situações detetadas sejam denunciadas, para acionamento dos mecanismos legais.

Subida do preço dos ovos faz folares de Vale de Ílhavo ficarem mais caros

Várias padeiras de Vale de Ílhavo decidiram subir o preço dos folares cozidos em forno a lenha, um produto tradicional desta localidade de Ílhavo, no distrito de Aveiro, devido à escalada do preço dos ovos.