Ministério Público acusou quatro arguidos envolvidos em tráfico de cocaína em contentores de bananas

Ministério Público acusou quatro arguidos envolvidos em tráfico de cocaína em contentores de bananas
| Norte
Porto Canal/ Agências

O Ministério Público (MP) do Porto deduziu acusação contra quatro arguidos suspeitos de traficar cocaína dissimulada em contentores de transporte de bananas oriundos do Equador, informou esta quarta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP).

Em comunicado, a PGRP refere que, por despacho de 18 de março, o MP na Comarca do Porto acusou quatro arguidos pela prática de um crime de tráfico de estupefacientes agravado e de um crime de associações criminosas.

O MP considerou fortemente indiciado que os arguidos integravam uma associação criminosa de cariz internacional destinada à importação de cocaína, via marítima, proveniente do Equador para ser revendida em território nacional.

De acordo com a investigação, um dos arguidos estava encarregado de tratar de toda a logística e organização relacionada com o desalfandegamento dos contentores e posterior armazenamento do produto estupefaciente, cabendo aos outros três a descarga e retirada do produto estupefaciente e transporte até a local escolhido pela organização.

“Nessa atividade criminosa, os arguidos foram responsáveis pelo desalfandegamento de mais de 91 quilos de cocaína, expedida do Equador a 30 de maio de 2024, dissimulada em dois contentores de transporte de bananas, e que entrou em território nacional em 11 de julho de 2024”, refere a mesma nota.

Segundo a Procuradoria, o produto estupefaciente foi localizado pelas autoridades policiais entre os dias 12 e 13 de agosto de 2024, ocultado na carga dos contentores, o que sucedeu em momento prévio ao desalfandegamento e posterior envio da restante carga, já putrificada, para um armazém situado em Paços de Ferreira, no distrito do Porto, desencadeado pelos arguidos.

Os quatro arguidos aguardam o desenrolar do processo sujeitos à medida de coação de prisão preventiva.

+ notícias: Norte

Autarca admite possibilidade futura de voos comerciais no aeródromo de Braga

O presidente da Câmara de Braga admitiu esta sexta-feira que no futuro o Aeródromo de Palmeira poderá vir a acolher voos comerciais, mas sublinhou que a prioridade imediata é utilizar aquela infraestrutura para fins formativos dentro do setor aeronáutico.

Autarca de Braga admite "casos isolados" de habitação ilegal em lojas e garagens

O presidente da Câmara de Braga admitiu a existência na cidade de “casos isolados” de pessoas que pagam para viver em lojas ou garagens, e pediu que as situações detetadas sejam denunciadas, para acionamento dos mecanismos legais.

Subida do preço dos ovos faz folares de Vale de Ílhavo ficarem mais caros

Várias padeiras de Vale de Ílhavo decidiram subir o preço dos folares cozidos em forno a lenha, um produto tradicional desta localidade de Ílhavo, no distrito de Aveiro, devido à escalada do preço dos ovos.