Câmara de Valongo inaugura Escadaria Cucamacuca que custou 985 mil euros

Porto Canal/ Agências
A Escadaria Cucamacuca, localizada na Serra de Santa Justa, em Valongo, e com uma extensão de 1,5 quilómetros vai ser inaugurada na quinta-feira, representando um investimento de 985 mil euros, anunciou esta terça-feira o município do distrito do Porto.
Com 775 degraus, o equipamento de lazer facilita a circulação pedonal, através de passadiços e escadarias em estruturas de madeira elevadas e apoiadas no solo, ligando a cidade ao topo da serra de Santa Justa, estando integrada no Parque das Serras do Porto, descreve a nota de imprensa.
A infraestrutura tem acesso livre e gratuito e, segundo a autarquia, prioriza o bem-estar dos cidadãos, ao promover a atividade física e o combate à solidão e ao isolamento social e é parte do projeto Valongo in Outdoor, que inclui o Circuito da Contemplação com tronos e baloiços romanos e uma rede de equipamentos desportivos em contacto com a Natureza - Centro de BTT, Centro de Trail Running, Centro de Percursos Equestres e Centro de Escalada.
Dada como pronta em fevereiro de 2023, a escadaria só agora vai ser inaugurada, segundo fonte da autarquia, “porque faltava a empreitada do parque de estacionamento e a colocação da sinalética pedagógica, que só ficaram concluídas recentemente”.
No comunicado, o município de Valongo descreve que o investimento total foi de 985 546,66 euros, repartido entre a construção da escadaria em madeira (795 474,37 euros), a construção do parque de estacionamento (148 471,18 euros) e a colocação de sinalética e informação pedagógica ao longo do percurso (41 601,11 euros).
A inauguração está agendada para as 10:00, sendo o ponto de encontro no parque de estacionamento de acesso ao equipamento, na Rua da Ivanta.