Porto apresenta estratégia de combate à pobreza na próxima reunião do executivo

Porto apresenta estratégia de combate à pobreza na próxima reunião do executivo
| Porto
Porto Canal/Agências

O executivo do Porto vai apresentar a Estratégia Municipal de Combate à Pobreza na próxima reunião de Câmara, previsivelmente dentro de duas semanas, divulgou o vereador com os pelouros da Educação e Coesão Social, Fernando Paulo.

"Relativamente à estratégia municipal de combate à pobreza, é nossa intenção agendar para a próxima reunião do executivo", disse Fernando Paulo em resposta a uma questão do vereador do BE Sérgio Aires, na Reunião Pública do executivo que decorreu esta segunda-feira na câmara municipal.

O vereador do BE insistiu com Fernando Paulo, questionando se irá haver "uma discussão com as forças políticas ou não sobre o plano municipal de combate à pobreza".

"Vai ser agendada para a próxima reunião do executivo, portanto o documento irá ser enviado a todos os senhores vereadores. A estratégia de combate à pobreza assenta naquilo que é o diagnóstico do plano de desenvolvimento social e naquilo em que há uma estratégia nacional", respondeu Fernando Paulo.

O vereador do movimento independente Rui Moreira: Aqui Há Porto afirmou que "há um alinhamento do documento que é apresentado" com "aquilo que é a estratégia nacional e com aquilo que são as metas e os objetivos que se pretendem apresentar".

"Não vamos inventar nada", vincou o responsável.

Sérgio Aires voltou a pedir a palavra para expressar o "mais profundo descontentamento pelo facto desta estratégia não ser alvo de uma consulta e de uma discussão prévia com os partidos políticos", no caso os da oposição.

"Temos tido uma melhoria enorme nas boas práticas na discussão deste tipo de propostas com as forças políticas, e abrindo portas para que elas possam colaborar nessas estratégias, criando maiores consensos. Lamento imenso que, particularmente num assunto como estes, seja apenas uma estratégia do senhor vereador Fernando Paulo", vincou o vereador do BE.

Em outubro do ano passado, o BE manifestou a vontade de que a Câmara do Porto agilizasse a elaboração do plano municipal de combate à pobreza e inscrevesse no orçamento para este ano os recursos necessários para a sua implementação na cidade.

O BE instou o executivo municipal a promover a sua discussão pública e participada.

"Um plano que deverá ser desenhado e concretizado com um profundo envolvimento e participação corresponsável de todos os atores relevantes, dotado de metas concretas e de um permanente processo de monitorização e avaliação participada", assinalou em outubro.

O município do Porto aprovou, no início de 2024, com a abstenção do movimento independente Rui Moreira: Aqui Há Porto e do PSD, a elaboração da estratégia municipal de combate à pobreza, proposta pelo BE.

À data, numa declaração de voto do vereador Fernando Paulo a que a Lusa teve acesso, o responsável destacou que o município tem vindo a “implementar diversas medidas e programas com o objetivo de prevenir e erradicar a pobreza”, em articulação com as 315 entidades que compõem a Rede Social do Porto.

“Depois de aprovado e apresentado pelo Governo, há cerca de três meses, o Plano de Ação da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, o departamento municipal de Coesão Social iniciou os trabalhos para a elaboração da Estratégia Local Integrada de Combate à Pobreza e à Exclusão Social”, refere.

Esta estratégia, esclarece Fernando Paulo, permitirá reforçar o compromisso e mobilização das estruturas locais, mas também adaptar os objetivos e metas da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza às “especificidades e necessidades das pessoas e da cidade”.

+ notícias: Porto

Hotéis do Porto com taxa de ocupação acima de 90% na Páscoa avança associação do setor

A menos de um mês da Páscoa, a taxa de ocupação hoteleira estimada para o Porto é de que seja acima dos 90%, avançou a Associação Portuguesa de Hotelaria e Restauração e Turismo (APHORT).

Exposição "Liberdade! Liberdade! A Revolução no Teatro" chega esta quinta-feira ao Porto

A exposição “Liberdade! Liberdade! A revolução no Teatro”, sobre o papel do teatro na transição do regime ditatorial para a democracia, vai ficar patente no Porto e em Setúbal, a partir desta quinta-feira, Dia Mundial do Teatro.

Investigação do i3S abre portas para novas terapias antienvelhecimento

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) descobriram um novo mecanismo que explica o silenciamento do chamado “gene da juventude” à medida que envelhecemos e como esse silenciamento conduz ao envelhecimento celular.