Câmara vai instalar coletor novo após inundações nos armazéns de zona industrial em Leça do Balio

Câmara vai instalar coletor novo após inundações nos armazéns de zona industrial em Leça do Balio
DR
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Matosinhos vai colocar um coletor novo na Zona Industrial da Arroteia, em Leça do Balio, zona que esteve inundada no sábado devido ao colapso de um tubo de águas pluviais, disse à Lusa fonte da autarquia.

A obra deverá durar “pelo menos três meses”, disse o chefe de departamento de conservação da Câmara Municipal de Matosinhos, Ricardo Teixeira, sem avançar com estimativas de custos.

“Só amanhã [segunda-feira], com o início dos trabalhos de desenho técnico, é que vamos saber exatamente melhor como será, mas sem dúvida que a solução futura terá de passar por um coletor novo”, referiu.

Ricardo Teixeira acrescentou que o coletor antigo não será substituído e que os dois funcionarão numa lógica de ‘bypass’.

Dezenas de armazéns da Zona Industrial da Arroteia, em Matosinhos, no distrito do Porto, ficaram inundados após o mau tempo que se fez sentir de sexta-feira para sábado.

Além de carros submersos, esta situação causou dificuldades aos utilizadores de equipamentos vizinhos às empresas, nomeadamente de um ginásio e de um hotel.

No local, durante todo o sábado, estiveram corporações de bombeiros de vários concelhos do distrito, bem como a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) e, durante a noite, os serviços de Proteção Civil de Matosinhos tiveram o auxílio de bombas de alto débito vindas da Figueira da Foz e de Lisboa.

“A água demorou a ceder, mas neste momento já está controlada”, disse hoje, cerca das 15:00, o responsável da câmara.

Neste momento, os trabalhos passam por preparar valas que acolham as bombas e as mangueiras que continuam a drenar a água e atualmente estão na estrada, de forma a garantir que na segunda-feira as empresas possam laborar e os camiões passar normalmente.

O plano, acrescentou Ricardo Teixeira, também passará por “tentar, com a ajuda de um robot que ainda vai chegar, ver qual é a obstrução do atual coletor e tentar limpar para que depois este funcione o melhor possível até e em simultâneo ao novo ficar pronto”.

O responsável assegurou, por fim, que foi já reposta a energia na totalidade da zona.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.