Luís Fazenda encabeça lista do Bloco de Esquerda por Aveiro

Luís Fazenda encabeça lista do Bloco de Esquerda por Aveiro
Foto: Lusa
| Norte
Porto Canal/ Agências

Os históricos fundadores do Bloco Esquerda Fernando Rosas e Luís Fazenda foram indicados para encabeçarem as listas do partido por Leiria e Aveiro, respetivamente, nas eleições legislativas de maio, e Joana Mortágua volta a ser “número um” por Setúbal.

Estes nomes constam de um documento com as listas aprovadas pelas respetivas assembleias distritais do Bloco de Esquerda (BE), ao qual a Lusa teve acesso, e cujos nomes serão votados hoje pela Mesa Nacional, órgão com o poder para decidir o primeiro quinto dos candidatos nos círculos com mais de três deputados.

Mais de uma década depois, Fernando Rosas, Luís Fazenda e Francisco Louçã voltam a integrar listas do BE ao parlamento.

Fernando Rosas, 78 anos, é historiador, um dos históricos fundadores do BE e professor emérito da Universidade Nova de Lisboa. Em 1972, durante o período da ditadura de Salazar, foi um dos presos políticos a estar cerca de um ano na Fortaleza de Peniche.

Já não integrava uma lista do BE desde 2009, altura em que foi cabeça de lista por Setúbal e eleito deputado à Assembleia da República. No ano seguinte, saiu da bancada parlamentar para se dedicar ao ensino e investigação, e foi substituído por Jorge Costa.

Luís Fazenda, 67 anos, professor, é dirigente do partido, integrando o Secretariado e a Mesa Nacional do BE.

A última vez que integrou listas pelo BE foi em 2011, ano em que foi eleito deputado com Francisco Louçã e Ana Drago.

Em segundo lugar em Aveiro surge o antigo deputado Moisés Ferreira, 40 anos, psicólogo, que nas últimas legislativas encabeçou a lista por aquele distrito.

Tal como a Lusa já tinha avançado, o antigo coordenador do BE Francisco Louçã também vai encabeçar a lista do BE pelo círculo eleitoral de Braga.

Os bloquistas apostam assim em três círculos nos quais elegeram pela primeira vez nas legislativas de 2009 e que entretanto perderam.

Por Setúbal, a cabeça de lista voltará a ser a deputada Joana Mortágua, 38 anos, licenciada em Relações Internacionais, e por Faro, o BE volta a apostar em José Gusmão, 48 anos, economista e ex-eurodeputado.

Nas últimas eleições legislativas, em março do ano passado, o BE elegeu cinco deputados, dois por Lisboa (Mariana Mortágua e Fabian Figueiredo), dois pelo Porto (Marisa Matias e José Soeiro) e uma por Setúbal (Joana Mortágua), e foi a quinta força política mais votada com 4,36 % dos votos a nível nacional.

De acordo com os estatutos do BE, compete à Mesa Nacional, sob proposta das assembleias distritais e regionais e da Comissão Política, decidir sobre “a primeira candidata ou candidato das listas à Assembleia da República e Assembleias Legislativas Regionais, no caso de círculos com até três deputadas ou deputados, e sobre o primeiro quinto de candidatas e candidatos nos restantes círculos”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou na semana passada, numa comunicação ao país, que as eleições legislativas antecipadas vão realizar-se a 18 de maio, na sequência da crise política que levou à demissão do Governo PSD/CDS-PP, que viu a sua moção de confiança chumbada no parlamento.

+ notícias: Norte

PJ detém suspeito de esfaquear três pessoas em Santa Maria da Feira

A Polícia Judiciária (PJ) divulgou, esta segunda-feira, a detenção de um homem, de 25 anos, suspeito de ter esfaqueado três pessoas num bar em Santa Maria da Feira, no distrito de Aveiro.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.