Mau tempo obriga ao corte da circulação na Avenida D. Carlos I no Porto

Mau tempo obriga ao corte da circulação na Avenida D. Carlos I no Porto
Foto: Laszlo Daroczy
| Porto
Porto Canal / Agências

A circulação automóvel e pedonal na Avenida de Dom Carlos I, no Porto, vai ser cotada a partir das 19h00 desta sexta-feira devido à agitação marítima forte, anunciou a Câmara Municipal do Porto.

Numa informação publicada na sua página oficial de Internet, a autarquia, liderada pelo independente Rui Moreira, referiu que a circulação será restabelecida assim que as condições do mar o permitam.

Relativamente à agitação marítima, o Porto estará sob avisos amarelo e laranja entre a tarde desta sexta-feira e domingo, recordou.

Acrescenta que o período mais crítico está previsto para sábado, com ondas de noroeste entre cinco e sete metros, sendo a altura máxima até 12 metros, o que aumenta o risco de galgamentos costeiros, especialmente nos períodos de preia-mar.

A Proteção Civil Municipal recomenda por isso à população que respeite os perímetros de segurança estabelecidos junto da orla costeira e acesso aos molhes e praias, nomeadamente nas avenidas D. Carlos I, Brasil e Montevideu.

Os serviços municipais pedem à população que evite atividades marítimas, passeios junto ao mar e atravessar zonas inundadas e adote uma condução defensiva.

Evitar estacionar veículos junto da costa e em zonas mais vulneráveis a galgamentos costeiros é outra das recomendações, assim como a especial atenção aos avisos emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA prevê um agravamento das condições atmosféricas com vento, chuva forte e agitação marítima.

+ notícias: Porto

Serviço de metrobus do Porto arranca no dia 28

O serviço de metrobus do Porto vai arrancar no dia 28, com um “período de familiarização e ajuste progressivo” para consolidar horários, frequências e procedimentos, anunciou esta sexta-feira a Metro do Porto.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.