Câmara de Águeda projeta renaturalização do sapal do Marnel

Câmara de Águeda projeta renaturalização do sapal do Marnel
Foto: CM Águeda
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Águeda vai avançar com um projeto para renaturalizar o sapal do Marnel, que sofreu degradação ambiental após a construção de uma ETAR, já desativada, anunciou o presidente da autarquia, Jorge Almeida.

Em declarações à Lusa, o autarca explicou que a área de sapal foi “profundamente alterada” pela construção, há alguns anos, de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR) na Aguieira, e criação de um canal de drenagem.

A ETAR, que já não está em funcionamento, descarregava águas residuais ricas em nutrientes no sapal, alterando o seu ecossistema.

Segundo descreveu o autarca, posteriormente foi feito um canal de drenagem para facilitar o escoamento da água para o Rio, o que acabou por transformar o sapal num sistema de drenagem, “favorecendo o crescimento de infestantes”.

"Estamos a trabalhar para restaurar o ecossistema original do sapal, que foi profundamente alterado por essas intervenções passadas", afirmou Jorge Almeida.

Para o presidente da Câmara de Águeda, "o combate às infestantes e a renaturalização da área são fundamentais para recuperar a biodiversidade e a qualidade ambiental do local".

O projeto de renaturalização do sapal do Marnel inclui a remoção de infestantes, a recuperação da vegetação nativa e a criação de condições para a fauna local regressar à área.

Jorge Almeida salienta que Águeda tem apostado na recuperação dos cursos de água, “tendo sido pioneira na renaturalização de cursos de água em ambientes urbanos”.

“Abandonámos a prática de construção de muros e entubamento de rios e estamos mesmo a remover essas estruturas, de que é exemplo a vila de Aguada de Cima”, aponta,

Segundo Jorge Almeida, após a queda parcial do muro marginal ao Rio, o mesmo foi removido para restaurar a margem, com a concordância da Junta de Freguesia, “o que demonstra a mudança de mentalidade e a valorização da renaturalização.

"A renaturalização de cursos de água é uma prioridade para nós", conclui Jorge Almeida.

+ notícias: Norte

Sistema Andante fica disponível na Linha do Vouga a partir de 1 de maio

O sistema de bilhética Andante vai ficar disponível na Linha do Vouga, entre Espinho-Vouga e Pinheiro da Bemposta (Oliveira de Azeméis), a partir de 1 de maio, anunciaram a Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) e a CP.

Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

O centro histórico de Viseu estará encerrado à circulação rodoviária entre 25 de abril e 21 de setembro, de sexta-feira a domingo, feriados e vésperas de feriados, anunciou a Câmara Municipal.

Matosinhos vai instalar informação digital em 50 paragens de transporte público

A Câmara de Matosinhos lançou esta terça-feira um concurso público de 292,5 mil euros para instalar informação digital em 50 paragens de transporte público, incluindo horários em tempo real, foi divulgado.