FMUP procura voluntários para ensaio sobre uso de algas na saúde cardíaca e vascular

FMUP procura voluntários para ensaio sobre uso de algas na saúde cardíaca e vascular
Foto: Universidade do Porto
| Porto
Porto Canal/ Agências

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) está à procura de 150 voluntários para um novo ensaio clínico de avaliação do impacto da ingestão de algas na redução do risco cardiovascular, foi esta sexta-feira divulgado.

“Os resultados da investigação podem abrir caminho a novas formas de intervenção para a redução do risco cardiovascular através da melhoria da flora intestinal, também conhecida como microbioma”, lê-se na informação partilhada pela FMUP.

Este ensaio clínico é desenvolvido no âmbito do projeto Pacto da Bioeconomia Azul e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e Fundos Europeus NextGenerationEU.

Os participantes deverão ter mais de 50 anos e elevado risco cardiovascular ou história de AVC (acidente vascular cerebral) ou de ataque cardíaco (enfarte do miocárdio), e deverão estar dispostos a adicionar à sua dieta habitual uma suplementação à base de algas.

O ensaio CALGUT implicará três visitas presenciais à FMUP e à Unidade de Saúde Local São João, no Porto, para realização de análises laboratoriais e exames de diagnóstico.

De acordo com a FMUP, “pretende-se, desta forma, medir e comparar parâmetros clínicos e resultados das avaliações, que serão realizadas por uma equipa pluridisciplinar”.

Ao longo do ensaio os voluntários irão beneficiar de acompanhamento clínico e nutricional, além de terem acesso a análises e exames de forma gratuita.

Estima-se que o ensaio dure sete meses.

Liderado por João Pedro Ferreira, professor da FMUP, este estudo irá explorar o potencial da suplementação com algas como adjuvante terapêutico em pessoas com risco cardiovascular elevado.

“As algas possuem várias aplicações nutricionais e terapêuticas, nomeadamente a nível intestinal”, refere a informação da instituição.

Neste ensaio serão analisados os efeitos da microalga Spirulina e da macroalga Gelidium, espécies de algas autorizadas como alimentos ou suplementos alimentares.

“O impacto destas algas na saúde cardiovascular será comparado e os resultados serão divulgados”, acrescenta a FMUP.

O ensaio CALGUT (Efeitos dos suplementos alimentares com algas nos marcadores de risco cardiovascular e no microbioma intestinal: ensaio clínico randomizado, controlado por placebo, com dupla ocultação) teve a aprovação da Comissão de Ética da ULS São João.

O consórcio que gere este ensaio envolve 83 membros e dois parceiros, incluindo empresas, ‘startups’, pequenas e médias empresas (PME) e outras instituições do Ensino Superior.

+ notícias: Porto

Idosa morta há dois anos encontrada no Porto obriga a repensar acompanhamento, diz Pedro Duarte

O presidente da Câmara do Porto afirmou ser necessário repensar “o modelo” de acompanhamento de idosos isolados e anunciou a criação de um “projeto piloto”, após ter sido encontrada uma idosa morta há dois anos num bairro.

Câmara do Porto promove inquérito à população sobre serviços do Gabinete do Munícipe

A Câmara do Porto está a promover um inquérito junto da população sobre o Gabinete do Munícipe para ajudar os seus serviços a atingir “um novo patamar de digitalização” e para dar “melhores respostas” aos cidadãos.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.