Sevenair volta a operar carreira aérea Bragança-Portimão na sexta-feira

Sevenair volta a operar carreira aérea Bragança-Portimão na sexta-feira
| País
Porto Canal/ Agências

A Sevenair retoma na sexta-feira a ligação aérea regional entre Bragança e Portimão, interrompida desde 03 de março, informou esta quinta-feira a empresa.

A comunicação foi feita através de um comunicado nas redes sociais e confirmada pela agência Lusa junto da administração da empresa.

“Amanhã [sexta-feira], dia 21 de março, voltamos à nossa atividade de ligação aérea diária entre Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão”, lê-se na publicação, que informa ainda que já é possível efetuar reservas de viagem.

A carreia Trás-os-Montes/Algarve está interrompida por restrições impostas, desde 03 de março, pela empresa municipal Cascais Dinâmica, devido à falta de pagamento de uma alegada dívida da empresa Sevenair, responsável pela ligação.

Em causa estava uma divergência acerca de uma suposta dívida de taxas de ‘handling’, os serviços prestados com o avião aterrado, no valor de 107 mil euros acrescidos de IVA (ou uma dívida de 132.471,95 euros, segundo a autarquia) que a Cascais Dinâmica exigia, mas que a transportadora considerou “não serem devidas”.

Esta quinta-feira à agência Lusa, Carlos Amaro, da administração da companhia aérea, confirmou que pagaram o resgate do avião, que estava retido no aeródromo de Tires.

A companhia informou que pagou o valor de mais de 130 mil euros que era pedido. A mesma fonte reiterou, contudo, que vão seguir para a justiça com o caso por considerarem que, de acordo com a lei vigente, a dívida foi cobrada indevidamente.

Anteriormente, em comunicado, a Sevenair tinha referido que questionou a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) sobre a legalidade da taxa de assistência, por operar em “regime de autoassistência” com uma empresa por si detida, mas a entidade reguladora concluiu que a taxa “é devida por prestadores de serviço de assistência em escala ou transportadoras aéreas com licença para autoassistência em escala”.

A empresa responsável pela ligação aérea pública regional aceitou, entretanto, pagar as taxas em dívida no Aeródromo Municipal de Cascais quando o Estado a reembolsar valores em dívida referentes ao serviço, “para voltar à operação”.

“A Sevenair prefere esgotar os meios legais que se lhe assistem para falar no fim. Entretanto, como a velocidade da justiça não acompanha e realidade, aceitamos pagar o que nos exigem, logo que o Estado nos reembolsar o que nos deve, para voltar à operação”, já tinha afirmado durante esta interrupção a administração da transportadora num comunicado a que a Lusa teve acesso.

Esta segunda-feira, Ministério das Infraestruturas e Habitação adiantou à Lusa que tinha a previsão de pagar nos próximos dias pagar à Sevenair 660,5 mil euros, relativos ao quarto e último ano do contrato de concessão anterior da ligação aérea regional pública Bragança-Portimão, ficando a faltar valores dos ajustes diretos realizados.

A aeronave deverá sair esta quinta-feira à tarde de Tires para regressar a Bragança, e assim poder iniciar o trajeto até Portimão sexta-feira de manhã.

+ notícias: País

Governo prolonga até 31 de maio limpeza de terrenos e sinaliza 988 freguesias

O Governo prolongou por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários procederem à limpeza de terrenos e identificou 988 freguesias prioritárias para fiscalização dos trabalhos de gestão de combustível, em dois despachos publicados.

MAI investe 6,7 milhões de euros na reabilitação urgente de instalações da GNR e PSP

O Ministério da Administração Interna (MAI) vai investir 6,7 milhões de euros na reabilitação de 24 instalações policiais da GNR e PSP, investimentos considerados “prioritários e urgentes” por necessitarem de “reparações indispensáveis” devido às recentes intempéries.

Cinco mortos nas estradas portuguesas na operação Páscoa da GNR

A GNR registou mais um morto nas últimas 24 horas nas estradas portuguesas, aumentando para cinco o número de vítimas mortais nos 2.322 acidentes desde o início da Operação “Páscoa 2025”, informou esta terça-feira a guarda.