Retomada circulação ferroviária nas linhas do Douro e Vouga

Retomada circulação ferroviária nas linhas do Douro e Vouga
| Norte
Porto Canal/ Agências

A circulação de comboios foi retomada nas linhas do Douro e do Vouga, depois de ter estado suspensa devido ao mau tempo, informou a Infraestruturas de Portugal, acrescentando mais linhas ferroviárias à lista das afetadas.

Num ponto de situação que reporta a informação recolhida pelas 08:30, a Infraestruturas de Portugal (IP) indica que se mantinha suspensa a circulação ferroviária na Linha de Cascais, na Linha da Beira Alta, entre Guarda e Celorico da Beira, e na Linha do Sul, entre Pinheiro e Vale do Guizo.

Segundo a informação publicada pela empresa nas redes sociais, também a Linha do Alentejo, entre Barreiro e Pinhal Novo, e o Ramal de Tomar, entre Lamarosa e tomar, continuavam com a circulação suspensa.

Com constrangimentos mantinha-se a Linha do Norte, entre Bobadela e Alverca, uma zona de quatro vias onde os comboios apenas circulam em duas.

Na Linha do Douro, depois de a circulação ter estado suspensa, a IP informou que os comboios voltaram a circular pelas 06:32, entre Ermida e Marco de Canaveses, depois de resolvida a queda de árvore provocada pelas condições climatéricas durante a noite.

Os efeitos da passagem da depressão Martinho causaram ainda constrangimentos na circulação ferroviária na Linha do Sado, que pelas 07:50 se fazia apenas entre Praias do Sado e Pinhal Novo, mas que estará já restabelecida pois não aparece no ponto de situação mais recente da Infraestruturas de Portugal.

Os constrangimentos estenderam-se à circulação ferroviária na Linha do Oeste, que esteve condicionada devido a quedas de árvores e chapas entre as Caldas da Rainha e Leiria.

O mau tempo também obrigou a suspender a circulação dos comboios da Ponte 25 de Abril entre as estações de Coina e Roma-Areeiro, que, segundo a Fertagus, foi retomada pelas 07:25, mas com “atrasos significativos”.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), mais de 4.000 ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas em Portugal continental entre as 00:00 e as 07:00, a maioria quedas de árvores e estruturas.

Portugal está sob efeito da depressão Martinho, que obrigou a avisos quanto ao vento, chuva e agitação marítima fortes.

+ notícias: Norte

Autocarro da UNIR consumido pelas chamas em Gaia

Um autocarro da rede UNIR foi consumido pelas chamas na tarde desta terça-feira, na rua de Dom Pedro V, perto do El Corte Inglés, em Vila Nova de Gaia.

Arte dos Barcos Moliceiros de Aveiro inscrita em Lista de Salvaguarda Urgente da UNESCO

A arte da carpintaria naval da região de Aveiro, traduzida nos barcos moliceiros, foi inscrita esta terça-feira na lista de património imaterial em necessidade de salvaguarda urgente da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Casal acusado de triplo homicídio em Bragança condenado a 25 anos de prisão

O casal acusado de triplo homicídio em Donai, no concelho Bragança, em julho de 2022 foi, esta terça-feira, condenado a 25 anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização à família das vítimas de 225 mil euros.