Mau tempo afeta rede elétrica a mais de 82 mil pessoas entre Viana do Castelo, Coimbra e Leiria

Mau tempo afeta rede elétrica a mais de 82 mil pessoas entre Viana do Castelo, Coimbra e Leiria
| País
Porto Canal/ Agências

A rede elétrica de 82 mil clientes da E-Redes estava às 07h30 desta quinta-feira com grandes constrangimentos, sendo os distritos de Leiria, Coimbra e Viana do Castelo os mais afetados, informou a empresa do grupo EDP.

“Cerca das 22h00, os efeitos da tempestade Martinho começaram a causar grandes constrangimentos na rede elétrica, sobretudo na zona centro sul, progredindo progressivamente para norte, ao longo da madrugada de dia 20”, refere a E-Redes em resposta à agência Lusa.

De acordo com a empresa, a situação pior ocorreu pelas 01h00, quando 185 mil clientes ficaram com perturbações no fornecimento de energia.

“A esta hora, 08h00 estamos com a rede mais estabilizada, face ao período noturno, mas ainda não conseguimos prever quando ocorrerá a reposição integral, algo que acompanharemos e informaremos melhor ao longo dia”, indicou a E-Redes.

A empresa diz ter ativado na quarta-feira o seu Plano Operacional de Atuação em Crise, estando todo o dispositivo operacional dedicado ao estado de alerta em vigor, em estreita articulação com a proteção civil e demais autoridades.

A E-Redes adianta ainda que estão mobilizados no terreno 800 operacionais.

Portugal está sob efeito da depressão Martinho, que obrigou a avisos quanto ao vento, chuva e agitação marítima fortes.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou até às 07h00 desta quinta-feira 4.214 ocorrências das quais 2314 quedas de árvores, 1169 quedas de estruturas, 643 limpezas de via, 45 movimentos massa e 38 inundações.

As regiões mais afetadas foram a Sub-Região da Grande Lisboa com 1452 ocorrências, a Península de Setúbal com 456 e a Sub-Região do Oeste com 329.

+ notícias: País

Número de utentes sem médico de família aumenta 28.500 em março

O número de pessoas sem médico de família subiu para as 1.593.802 no final de março, mais cerca de 28.500 do que no mês anterior, indica o portal da transparência do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Empresas portuguesas “bastante afetadas” por tarifas dos EUA têm de diversificar mercados, alerta AEP

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) alerta que as empresas nacionais serão “bastante afetadas” direta e indiretamente pelas novas tarifas anunciadas pelos EUA e destaca a importância acrescida da diversificação dos mercados de exportação para minimizar riscos.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".