Depressão Martinho provocou mais de quatro mil ocorrências, a maioria quedas de árvores

Depressão Martinho provocou mais de quatro mil ocorrências, a maioria quedas de árvores
| Norte
Porto Canal/ Agências

Mais de quatro mil ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas em Portugal continental entre a meia-noite e as 7 horas, a maioria quedas de árvores e estruturas, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Portugal está sob efeito da depressão Martinho, que obrigou a avisos quanto ao vento, chuva e agitação marítima fortes.

“Temos o registo acumulado desde a meia-noite de dia 19, quarta-feira, até às 07 horas de dia 20, esta quinta-feira, de 4214 ocorrências das quais 2314 quedas de árvores, 1169 quedas de estruturas, 643 limpezas de via, 45 movimentos massa e 38 inundações”, disse à agência Lusa José Miranda, da ANEPC.

Segundo José Miranda, as regiões mais afetadas foram a Sub-Região da Grande Lisboa com 1452 ocorrências, a Península de Setúbal com 456 e a Sub-Região do Oeste com 329.

José Miranda indicou também que foram mobilizados 14560 operacionais, com o apoio de 4.901 meios terrestres.

“Por motivos de queda de uma árvore numa catenária, a Linha férrea de Cascais está interdita à circulação. Temos também o registo de danos no telhado de uma habitação que originou 13 desalojadas na Lourinhã, 10 dos quais foram levados para a Pousada da Juventude e três para casa de familiares.

De acordo com a ANEPC, a Ponte 25 de Abril e a Ponte Vasco da Gama estão com velocidades limitadas.

“ A Ponte 25 de Abril está com velocidade máxima de 60 quilómetros por hora e a Vasco da Gama 80. Estamos a desaconselhar a circulação naquelas pontes de veículos pesados com lona e motociclos”, adiantou.

+ notícias: Norte

CCDR-N, APA e 8 entidades intermunicipais unem-se para reforçar eficiência hídrica

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e oito entidades Intermunicipais comprometeram-se esta terça-feira, no Porto, a reforçar a eficiência hídrica e a resiliência climática no Norte.

Famalicão suspende adoção de animais até 1 de janeiro

O Centro de Recolha Animal de Vila Nova de Famalicão suspendeu a adoção entre 14 de dezembro e 1 de janeiro, para travar a oferta de animais como presentes de Natal, foi esta terça-feira anunciado.

Maia sem recolha de lixo na quinta-feira devido à greve geral

O município da Maia, no distrito do Porto, não terá recolha de lixo na quinta-feira devido à greve geral, uma vez que não foram determinados serviços mínimos.