Museu do Côa acolhe até ao final de março a instalação “Dois Tons de Cinza”

Museu do Côa acolhe até ao final de março a instalação “Dois Tons de Cinza”
| Norte
Porto Canal/Agências

O Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa, acolhe a partir de quinta-feira e até 30 de março a instalação artística “Dois Tons de Cinza”, de Alexandre Delmar, que resulta de uma residência artística realizada na Madeira.

“Após esta primeira fase, 'Dois Tons de Cinza' inicia agora o seu processo de 'transumância' e chega ao Museu do Côa na quinta-feira, num novo formato, focado nas linguagens do monte", referiu fonte do museu, acrescentando que a exposição "será materializada através da apresentação de duas peças em vídeo: Oração às Orelhas e A Fala das Cabras e dos Pastores — da Madeira”.

A mesma fonte indicou ainda que a exposição “Dois Tons de Cinza” nasce da residência artística realizada no arquipélago da Madeira por Alexandre Delmar, em colaboração com “A Recoletora”, em agosto de 2024, e no âmbito do projeto “Semeadores”, da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC).

A RPAC afirma-se como uma estrutura que reúne toda a criação e produção de arte contemporânea portuguesa, apoiando artistas e criadores, assim como dinamizadores públicos e privados, sendo também uma plataforma potenciadora da divulgação nacional e internacional dos artistas e criadores portugueses, assim como das diferentes coleções públicas e privadas existentes em Portugal.

+ notícias: Norte

Misericórdia do Porto põe à venda terrenos junto à futura linha Rubi em Gaia por 24 milhões de euros

A Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP) anunciou esta quarta-feira que vai pôr à venda, por 24 milhões de euros, terrenos que incluem o antigo estádio do Candal, em Gaia, junto à futura Linha Rubi do Metro do Porto.

Incêndio em empresa de reciclagem em Santo Tirso mobiliza quase meia centena de operacionais

Um incêndio deflagrou na madrugada desta quinta-feira em dois pavilhões de uma empresa de reciclagem na zona industrial de Santo Tirso, disse à agência Lusa fonte da proteção civil. Pelas 9 horas o fogo já estava em fase de resolução.

Eletricidade na zona de empresa que ardeu em Santo Tirso está a ser reposta

A eletricidade na zona da empresa de reciclagem que ardeu na madrugada desta quinta-feira em Santo Tirso, distrito do Porto, já está a ser reposta, numa altura em que decorre a consolidação do rescaldo, disse fonte dos bombeiros.