Museu do Côa acolhe até ao final de março a instalação “Dois Tons de Cinza”

Museu do Côa acolhe até ao final de março a instalação “Dois Tons de Cinza”
| Norte
Porto Canal/Agências

O Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa, acolhe a partir de quinta-feira e até 30 de março a instalação artística “Dois Tons de Cinza”, de Alexandre Delmar, que resulta de uma residência artística realizada na Madeira.

“Após esta primeira fase, 'Dois Tons de Cinza' inicia agora o seu processo de 'transumância' e chega ao Museu do Côa na quinta-feira, num novo formato, focado nas linguagens do monte", referiu fonte do museu, acrescentando que a exposição "será materializada através da apresentação de duas peças em vídeo: Oração às Orelhas e A Fala das Cabras e dos Pastores — da Madeira”.

A mesma fonte indicou ainda que a exposição “Dois Tons de Cinza” nasce da residência artística realizada no arquipélago da Madeira por Alexandre Delmar, em colaboração com “A Recoletora”, em agosto de 2024, e no âmbito do projeto “Semeadores”, da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC).

A RPAC afirma-se como uma estrutura que reúne toda a criação e produção de arte contemporânea portuguesa, apoiando artistas e criadores, assim como dinamizadores públicos e privados, sendo também uma plataforma potenciadora da divulgação nacional e internacional dos artistas e criadores portugueses, assim como das diferentes coleções públicas e privadas existentes em Portugal.

+ notícias: Norte

Munícipes de Viana do Castelo contra superfície comercial em zona residencial

Cerca de 300 moradores no lugar da Cova, freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, manifestaram-se esta sexta-feira contra a construção de uma superfície comercial, por considerarem que, no Plano Diretor Municipal (PDM), a zona está destinada a residências.

Ex-diretor da Câmara de Espinho nega pressões para favorecer privados

O antigo diretor da Câmara de Espinho Pedro Castro e Silva, arguido no processo Vórtex, negou esta sexta-feira ter sido pressionado para atuar em benefício de interesses particulares, nomeadamente nos processos urbanísticos da construtora Pessegueiro.

Ponte de Lima apresentou planos para defender e aproveitar potencial da floresta

Defender a floresta de Ponte de Lima, que ocupa 60% do território do concelho, e aproveitar, economicamente, o potencial daquela mancha verde são os objetivos dos planos apresentados na Feira do Ambiente e Ambientes.