Novo ramo de acesso ao nó de Santo Ovídio abre na próxima semana em Gaia

Novo ramo de acesso ao nó de Santo Ovídio abre na próxima semana em Gaia
Foto: CM Gaia
| Norte
Porto Canal/ Agências

O novo ramo do nó de Santo Ovídio, parte da reformulação da circulação viária na zona de Laborim, em Vila Nova de Gaia, vai abrir ao trânsito na próxima semana, disse à Lusa fonte da autarquia gaiense.

"Os trabalhos do novo ramo no Nó de Santo Ovídio encontram-se em fase de conclusão, perspetivando-se que possa ser aberto ao trânsito no decorrer da próxima semana", pode ler-se numa resposta de fonte oficial da Câmara de Gaia à Lusa.

Já sobre se o atual ramo de acesso provisório será encerrado na sequência da abertura do novo, a autarquia referiu que "o mais provável é que o troço antigo seja encerrado", mas não indicou ainda uma "certeza absoluta".

Em causa está um dos troços inicias da chamada avenida até ao mar, cuja primeira fase de construção de uma rotunda terminou em 2024.

À data, a autarquia já referia que além da remodelação da parte norte do nó de Santo Ovídio, também será feita a "substituição da ligação provisória entre a rotunda Sul e a Rua de Laborim pelo denominado Ramo E, início da futura avenida que se desenvolverá até ao mar".

"É objetivo estratégico da Câmara Municipal de Gaia estender o centro da cidade para sul e de tornar o acesso à orla marítima mais fácil e rápido", aponta o município.

Para a autarquia, "cedo se identificou como principal obstáculo a este desiderato a barreira formada pela autoestrada", pelo que, "aproveitando uma série de intervenções previstas para a zona de Santo Ovídio", como as do metro, o alargamento da autoestrada já executado e a rotunda de Laborim, a empreitada avançou.

"Esta obra vem colmatar dois dos maiores desafios ao nível da mobilidade do centro urbano de Gaia. Por um lado, a nova rotunda vai permitir o acesso à Ponte da Arrábida, evitando o acesso automóvel à atual rotunda de Santo Ovídio", que deverá transformar-se numa praça com a chegada da estação ferroviária de alta velocidade (subterrânea).

Por outro, "será o primeiro troço da avenida até ao mar, com uma nova saída para Laborim de Baixo", referiu a autarquia em março de 2023.

O nó de Santo Ovídio "foi construído há cerca de 50 anos e as suas características geométricas mantêm-se inalteradas desde que foi executado o primeiro troço da autoestrada do Norte, associado à construção da Ponte da Arrábida", sendo um nó "tipo trompete, com o ramo em 'loop' alongado, com um formato de raquete muito típico à época".

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.